O Vasco enfrenta o Iraty hoje, às 16h, em São Januário, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil, tentando afastar um fantasma que o assombra por dois anos consecutivos nesta competição. Em 2004 e 2005, foi eliminado em casa, justamente nesta fase, por adversários de pouca expressão. Exatamente como o adversário de hoje. Para se classificar, a equipe de Renato Gaúcho está numa situação aparentemente tranqüila. Como empatou no Paraná por 2 a 2, passa às oitavas com vitória ou empate por 0 a 0 ou 1 a 1. Ao Iraty resta a vitória ou empate por placar maior ou igual a 3 a 3. Quem passar enfrentará o Criciúma, que eliminou o São Caetano.
Em 2004, o Vasco saiu da Copa do Brasil ao ser eliminado pelo 15 de Campo Bom-RS. Ano passado, o algoz foi o Baraúnas. Nas duas ocasiões, depois de um empate fora de casa, o time cruzmaltino conseguiu a proeza de perder por 3 a 0 em pleno São Januário.
O cabeça-de-área Róbson Luiz, que foi preterido pelo treinador e ficará no banco hoje à tarde, é um dos jogadores remanescentes dos dois fracassos. Ele, mais do que ninguém, sabe da necessidade de uma vitória na partida de logo mais. \"A receita para não sermos surpreendidos novamente é jogarmos concentrados o tempo todo. Mostrar que aqui em São Januário nossa pegada é de time grande. Aqueles jogos são exemplos para quem não estava aqui. Quem já passou por isso está vacinado\", disse.
O técnico Renato Gaúcho sabe que além de classificar o time para a próxima fase da Copa do Brasil, uma vitória trará tranqüilidade e motivação na semana que antecede a estréia no Brasileiro, domingo, dia 16, contra o Inter, em São Janurário: \"O Vasco teve nos dois últimos anos uma experiência muito negativa. Não se ganha uma partida antes de entrar em campo. Espero que esses resultados tenham servido de exemplo para este grupo\".
Vasco: Cássio; Wagner Diniz, Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; ygor, Ives, Ramon e Morais; Valdiram e Edílson. Técnico: Renato Gaúcho.
Iraty: Valter; Mateus, Maurício, Ageu e Márcio Goiano; Russo, Mini, Chimba e André; Renaldo e Leandro. Técnico: Val de Mello.
Árbitro: Édson Espiridião
Auxiliares: Alfonso Scarpati e José Ricardo Maciel Linhares
Local e horário: São Januário, 16h