Não é por falta de tentativas que o Atlético-MG não consegue engrenar no Campeonato Brasileiro. Com três goleadas sofridas em sequência, o time mineiro tomou 11 gols nos últimos três jogos, mas pelo que apresentou no ataque, deveria ter outra sorte. Só nas partidas contra Flamengo, Internacional e Ceará, foram 40 finalizações e apenas um gol marcado. Os números são da Footstats e estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad. Com a falta de precisão, o Atlético-MG terminou a oitava rodada na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro com oito pontos.
Ao todo, o Atlético-MG tem 150 finalizações e é disparado o time que mais finalizou no Brasileirão deste ano. Apesar das muitas tentativas, o índice de aproveitamento é baixo. O time acertou apenas 34% dos seus chutes no gol. Essa porcentagem ainda é melhor que de cinco equipes: Vasco, Santos, Figueirense, América-MG e Atlético-GO.
Outras duas equipes que também estão entre as que mais finalizaram neste Brasileirão apresentam situação bem distante à do Atlético-MG. Corinthians e Flamengo, membros fixos da parte de cima da tabela, apresentam alto número de finalizações, mas com um aproveitamento bem melhor.
O time carioca é o segundo que mais finalizou, com 130 tentativas. Já o time do Parque São Jorge é o quarto que mais finaliza. São 114 tentativas. O Ceará, algoz do Atlético-MG na última rodada, não está brigando pelas posições de cima da tabela, mas tem 121 finalizações e é o terceiro time que mais chutou a gol no campeonato.