Fotos: Marcelo Sadio/vasco.com.br
O Vasco foi para o intervalo perdendo por 2 a 0. Porém, no segundo tempo, a equipe carioca reagiu e derrotou o Internacional por 3 a 2, na noite desta quinta-feira, em São Januário, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Elton, Philippe Coutinho (pênalti) e Nilton marcaram para os donos da casa, enquanto Andrezinho fez os gols colorado.
A vitória, a primeira do Vasco neste Brasileiro, deixou o time com quatro pontos, na 16ª posição. Além disso, o clima voltará a ser de paz em São Januário. Na última terça-feira, durante o treinamento, os torcedores invadiram o gramado e ameaçaram os jogadores.
O Internacional, que com a vitória estava indo para o meia tabela, permaneceu com três e agora está na 18ª colocação, dentro da zona de rebaixamento. O time gaúcho deixou a partida reclamando do árbitro Heber Roberto Lopes, que expulsou Fabiano Eller aos 18 minutos do segundo tempo, e, segundo os colorados, marcou um pênalti inexistente de Nei em Ernani, que acarretou no empate do Vasco.
Na próxima rodada, o Internacional recebe o Atlético-PR, no domingo, às 16h, no Beira-Rio, enquanto o Vasco, no mesmo dia, faz o clássico carioca contra o Vasco, às 18h30, no Engenhão.
A grande surpresa antes de a bola rolar ficou por conta da presença de Elton. Após ter sido vetado na terça-feira pelo departamento médico do Vasco, em função de uma torção no tornozelo direito, o atacante foi confirmado entre os titulares. Com isso, mais uma vez, sobrou para Dodô.
Quando a bola rolou, os dois times tiveram chances de abrir o placar logo no início. Possibilidade de um grande jogo? Nada disso. Ambos erravam muitos passes e pouco incomodavam Abbondanzieri, do Internacional, e Fernando Prass, do Vasco.
Diante do quadro, o primeiro tempo caminhava para terminar 0 a 0. Porém, em dois minutos, o Internacional, com uma qualidade técnica melhor e aproveitando as falhas do Vasco, marcou dois gols com Andrezinho, aos 38 e 40.
O Vasco retornou para o segundo tempo mais ofensivo. Celso Roth tirou um dos volantes (Léo Gago) e botou Jéferson. O objetivo era fazer o primeiro gol antes dos dez minutos. E ele saiu, com Elton, aos quatro.
O gol animou ainda mais o Vasco. Percebendo que poderia chegar ao empate ou até mesmo virar a partida, Celso Roth, aos dez minutos, botou Dodô no lugar de Souza, deixando a equipe bem mais ofensiva.
Aos 18 minutos, Fabiano Eller, que já tinha levado cartão amarelo no primeiro tempo, fez falta em Jéferson, acabou expulso e deixou o Internacional inferiorizado. Com um a mais, o Vasco passou, definitivamente, a pressionar os gaúchos.
Aos 30, Heber Roberto Lopes considerou pênalti de Nei em cima de Ernani. Os jogadores do Internacional reclamaram, mas de nada adiantou. Aos 32, Philippe Coutinho bateu e deixou tudo igual em São Januário: 2 a 2. Seis minutos depois, num belo chute, Nilton fez o terceiro do Vasco, deu números finais ao confronto e trouxe paz novamente a São Januário.
VASCO 3 x 2 INTERNACIONALVascoFernando Prass; Elder Granja, Cesinha, Dedé e Ramon (Ernani); Nilton, Rafael Carioca, Souza (Dodô) e Léo Gago (Jéferson); Philippe Coutinho e Elton.
Técnico: Celso Roth
InternacionalAbbondanzieri; Bolívar, Sorondo e Fabiano Eller; Nei, Sandro, Guiñazu, Andrezinho (Giuliano) e Kleber; Walter (Juan) e Alecsandro (Taison).
Técnico: Jorge Fossati
Data: 27/05/2010 (quinta-feira)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: José Amilton Pontarolo (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Público: 2.786 (pagantes)
Renda: R$ 61.985,00
Cartões amarelos: Fabiano Eller e Alecsandro (Internacional).
Cartão vermelho: Fabiano Eller, aos 18 minutos do segundo tempo (Internacional).
Gols: Andrezinho, aos 38 minutos; e Andrezinho, aos 40 minutos do primeiro tempo. Elton, aos 4 minutos; Philippe Coutinho (pênalti), aos 32 minutos; e Nilton, aos 38 minutos do segundo tempo.