Depois da dolorosa eliminação na Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro se apresenta como uma esperança de redenção para os vascaínos. Para curar o trauma da perda para o Sport nos pênaltis, os cariocas duelam neste sábado, às 18h20m, em São Januário, contra o Grêmio, equipe que está invicta no campeonato, com sete pontos, na terceira posição. Os cruzmaltinos estão com quatro, no sétimo lugar.
Os vascaínos não terão a presença do atacante Edmundo, que, de acordo com o planejamento da comissão técnica, só atua em uma partida por semana. O jogador disse na quinta-feira que anteciparia a aposentadoria, mas voltou atrás. O Tricolor gaúcho, por sua vez, não terá o atacante Perea. O confronto será o reencontro do técnico Celso Roth com o Vasco, clube que dirigiu em 2007.
Vasco vai sem Edmundo e com dose de mistério
Na Colina, a tendência é que o técnico Antônio Lopes mantenha a base da equipe que venceu o Sport por 2 a 0, pela Copa do Brasil, mas acabou eliminada da competição. Pablo, suspenso, dará lugar a Madson na ala esquerda. Jorge Luiz, com um problema no joelho direito, corre o risco de ficar fora. Lopes não divulgou a escalação, mas confia que seu time poderá superar a defesa dos gaúchos, que, em três jogos na competição, continua sem levar gols.
- O Vasco vai jogar da mesma maneira que vem jogando, a equipe só não fez gol em duas partidas. Com a nossa qualidade ofensiva, acho que vamos chegar. Esperamos ter uma boa atuação e conseguir a vitória sobre o Grêmio. A escalação da equipe já está na minha cabeça, mas só divulgo no sábado, antes do jogo - afirma.
Ausência certa na equipe vascaína é o atacante Edmundo, que só deverá estar em campo no outro fim de semana. Na quinta-feira, abalado depois de se sentir culpado pela eliminação do time, o Animal afirmou que encerraria a carreira, mas, posteriormente, foi convencido do contrário pelo presidente Eurico Miranda. Lopes disse que a equipe sentirá falta de Edmundo contra o Tricolor gaúcho. Alan Kardec deverá formar a dupla de ataque com Leandro Amaral.
- Faz falta até pela sua capacidade técnica. É um grande jogador, um dos líderes do grupo. Acho que a decisão dele de não parar foi acertada, porque tem tudo para ajudar muito o Vasco ainda - diz.
Em alta, Grêmio vai sem pena do adversário
Se o Vasco anda cabisbaixo, ferido pela desclassificação na Copa do Brasil, o Grêmio pouco liga. Afinal, o time gaúcho passou pela mesma situação bem antes, ainda nas oitavas-de-final, ao ser eliminado pelo modesto Atlético-GO. Foi mais de um mês de treinamento, cobranças e um sofrimento danado. Mas passou. Com uma largada surpreendentemente boa no Brasileirão, o time de Celso Roth curou as feridas. E o jogo deste sábado é mais uma oportunidade para consolidar o bom momento.
Mas o Tricolor não espera facilidades. A tristeza vascaína pelo fim do sonho de alcançar a final da Copa do Brasil não terá reflexo no jogo de sábado, segundo opina Celso Roth, que comandou a equipe cruzmaltina no ano passado.
- Depois de uma eliminação do jeito que foi, com aquela expectativa das penalidades, existe uma queda, o grupo sofre psicologicamente, mas já se passaram dois dias. Depois de uma derrota, a melhor coisa é jogar, e o Vasco tem essa oportunidade. Jogar é sempre o mais importante. O próximo jogo afasta a derrota. O Vasco vai a campo sabendo que é um clássico e que o Grêmio vem melhorando - afirma Roth.
O comandante gremista teve o privilégio de repetir a escalação nas três primeiras rodadas do Brasileirão - vitórias sobre São Paulo e Náutico, empate com o Flamengo. Agora, não será possível. Hélder, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Perea, a serviço da seleção colombiana, não jogam em São Januário. Os substitutos são Anderson Pico e Reinaldo. Willian Magrão, antigo titular, volta a ser opção após curar lesão muscular. Ficará no banco. Marcel está na delegação e tem a garantia de que poderá reestrear - provavelmente entrará no segundo tempo.