Há exatos 15 anos, no dia 14 de maio de 1998, o Vasco derrotava o Bangu por 1 a 0 e conquistava seu primeiro título no centenário, o polêmico Campeonato Carioca.
Em um jogo onde a bola teimava não entrar, onde os gandulas faziam cera e até as luzes do Estádio Proletário, em Moça Bonita, se apagaram duas vezes, o Gigante não se entregou e, aos 47 minutos da etapa final, o capitão Mauro Galvão conseguiu marcar o gol do título.
No campeonato em que ocorreu o primeiro WO (Walk Over, quando uma das equipes não comparece ao jogo) da história entre Vasco e Botafogo, no dia 10 de maio, o Vasco acabou com a sina de que todos os clubes fracassam em seu centenário, que ainda terminaria com mais três conquistas: Rio-São Paulo, Taça Libertadores da América e Campeonato Brasileiro.
Ficha técnica:
Bangu 0 x 1 Vasco
Data: 14/05/1998
Árbitro: Ubiraci Damásio
Renda: R$ 12.660
Público: 1.266
Gol: Mauro Galvão, 47/2ºT (0-1)
Cartões Amarelos: Roberto Teixeira, Humberto e Paulo Andrade (Bangu); Juninho Pernambucano e Luizão (Vasco);
Cartões Vermelhos: Marcão e Edílson (Bangu) e Felipe (Vasco).
Bangu: Alex, Roberto Teixeira, Leonardo, Naílton e Flavinho; Marcão, Humberto, Edílson e Renatinho (Wellington, depois Marcelo Cardoso); Biquinho e João Rodrigo (Paulo Andrade). Técnico: Alfredo Sampaio.
Vasco: Márcio, Vítor, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Nasa, Válber, Vágner (Juninho Pernambucano) e Pedrinho; Donizete (Mauricinho) e Luizão (Luiz Cláudio). Técnico: Antônio Lopes.
Nota SuperVasco: Em 1998, ano do centenário do Vasco, o clube conquistou a Taça Guanabara e a Taça Rio, sendo declarado campeão carioca, e também a Copa Libertadores da América. O Torneio Rio-São Paulo foi conquistado em 1999, já o Campeonato Brasileiro, em 1997, e não no centenário, como colocou a matéria.