Futebol

Vasco revê problemas na defesa após voltar a sofrer 3 gols em jogo

Com terceira pior defesa do Campeonato Brasileiro, o Vasco voltou a sofrer com a questão defensiva na derrota para o Criciúma por 3 a 2 no domingo, no Heriberto Hulse, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta foi a quinta vez que a equipe sofreu ao menos três gols em uma partida da competição. E a primeira em 43 dias, incluindo a Copa do Brasil.

O Vasco não tomava três gols numa única partida desde o dia 1º de setembro, na goleada sofrida por 5 a 3 para o Cruzeiro, no Mineirão. Assim como na ocasião, o Cruzmaltino saiu derrotado em todas as outras vezes em que sofreu esse número de gols no Campeonato Brasileiro.

Antes do revés para o Criciúma, o Vasco havia conseguido ajustar sua defesa e emplacar uma série de quatro jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro. Nestas partidas, o Cruzmaltino sofreu apenas dois gols, enquanto marcou cinco vezes.

A média de 0,5 gols sofridos por partida era uma queda considerável em relação ao número do restante da competição: 1,78 por confronto. O resultado da melhora defensiva neste período foram vitórias sobre Internacional e Fluminense, além dos empates com Flamengo e Bahia.

O Vasco sofreu 45 gols nas 28 rodadas do Campeonato Brasileiro. O número só é menor que o registrado por Criciúma e Náutico, que levaram 47 e 52 gols, respectivamente. O quarto time mais vazado é a Ponte Preta, com 42. Não à toa, as quatro equipes também formam a zona de rebaixamento do Campeonto Brasileiro.

"Temos sofrido gols que de maneira natural não aconteceriam. É o momento do Vasco, e temos que trabalhar contra isso. Não é fácil, mas precisamos estar mais atentos", ressaltou Dorival Júnior após a derrota para o Criciúma.

A esperança de evolução na zaga vascaína passa pelos pés de Cris. O contestado zagueiro de 36 anos cresceu nas últimas partidas e chegou até mesmo a marcar o gol da vitória sobre o Fluminense. No confronto com o Criciúma, no entanto, ele não conseguiu evitar que a defesa voltasse a ser vazada três vezes.

Já o experiente Renato Silva ficou em xeque após a partida. Depois de mais de dois meses, o zagueiro voltou à equipe titular no lugar do suspenso Jomar e não agradou. Mesmo tendo começado a temporada como dono de uma vaga no time principal, o jogador de 30 anos hoje perde espaço no Cruzmaltino.

Com a expectativa de uma melhora defensiva, o Vasco volta à campo às 19h30 da próxima quinta-feira, em São Januário, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma vitória pode tirar o Cruzmaltino da zona de rebaixamento.

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165