Primeiro, foi o contato por telefone, em novembro. Esta semana foi a reunião. Rafael Sobis, considerado a possível contratação de peso do Vasco para 2010, deve ser liberado pelo Al-Jazira, dos Emirados Árabes, para disputar a temporada que vem no futebol brasileiro. Como o LANCE! antecipou, a proatividade vascaína poderá ser decisiva nesta que seria uma das maiores contratações do Gigante da Colina nos últimos anos.
O empresário do jogador, Jorge Machado, vem mantendo contatos com Rodrigo Caetano, diretor-executivo do Vasco, e apenas aguarda a liberação dos árabes para que as conversas ganhem cores mais vivas. Uma reunião na quarta-feira esquentou o negócio, considerado exceção dentro do atual quadro financeiro vascaíno.
Não vamos fugir da nossa realidade. O Vasco só contratará um grande nome se surgir uma grande oportunidade. Foi assim com o Carlos Alberto. Foi uma grande oportunidade para nós disse Caetano.
A grande oportunidade chamada Rafael Sobis poderá estar no ótimo relacionamento entre o seu representante e o dirigente vascaíno. Além disso, a velocidade com que Caetano mostrou interesse no atacante foi muito elogiada e pode contar pontos para que o Vasco ganhe preferência nas negociações.
Outro fator que ajuda o Cruzmaltino na trama é o fato de que o atacante deseja atuar no futebol brasileiro este ano, já que existe o temor de que a recuperação da lesão no joelho direito e a reconquista da melhor forma física não sejam bem encaminhadas no Oriente Médio, onde a carga de trabalho é sensivelmente menor. Para completar, o Al-Jazira deverá estourar sua cota de estrangeiros em 2010 e Rafael Sobis, justamente por estar vindo de séria lesão, seria o nome mais cotado para sobrar.
O principal obstáculo para a vinda de Rafael Sobis para o Vasco seria o interesse do Internacional em repatriar o jogador. Criado no Colorado, o interesse gaúcho poderia balançá-lo. Caso isso aconteça, o Cruzmaltino já disse que não terá como entrar em leilão.
Nossa situação não nos permite entrar na briga por grandes nomes. Mas estamos reforçando o plantel garantiu Caetano.
Vasco entrou em contato com empresário de Sobis ainda em novembro e conversa está adiantada