Contra o Remo, time mantém sina, é vazado duas vezes e permite diversas chances em cabeçadas; até agora, 45% dos gols adversários na temporada foram pelo alto.
A preocupante atuação do Vasco na derrota por 2 a 1 para o Remo, na sexta-feira, voltou a evidenciar o principal problema do time na temporada: a bola aérea. Além dos gols de cabeça marcados por Renan Gorne e Romércio, a equipe de Lisca sofreu muito em levantamentos, perdeu praticamente todas pelo alto e escapou de uma goleada no primeiro tempo.
O treinador ainda não terá muito tempo para acertar o fundamento nesta semana, já que encara o Londrina na próxima quarta-feira, em São Januário, às 21h30 (de Brasília). Serão apenas duas sessões de treinamento até o duelo - neste sábado, a equipe trabalhou no CT da Tuna Luso, ainda em Belém.
- Não estou conseguindo trabalhar a bola parada defensiva, não tenho tempo. É muito difícil corrigir só mostrando, apontando as situações e não podendo praticar - lamentou Lisca após o jogo contra o Remo.
Como o período de treino até o duelo com o Londrina será escasso, o ge separou os 20 gols sofridos pelo Vasco no jogo aéreo na temporada. O número representa 45% do total (o time foi vazado 44 vezes desde março).
Na maioria das vezes marcando por zona, o repertório de erros da equipe é variado. Sofreu gols em falhas individuais, por falta de comunicação e alguns em antecipações no primeiro pau. No último caso, estes geralmente aconteciam com a casquinha do adversário para um companheiro completar na outra trave.
Veja todos os gols sofridos no jogo aéreo na temporada:
03/03 - Vasco 0 x 1 Portuguesa: cobrança de escanteio de Chay, Miranda não consegue cortar pelo alto, e Dilsinho cabeceia no meio da zaga.
06/03 - Volta Redonda 1 x 0 Vasco: Julinho levanta na área, Ulisses comete erro grotesco, e João Carlos marca.
24/03 - Vasco 3 x 1 Macaé: Taira bate escanteio, Dante se livra de Carlinhos e cabeceia entre Léo Matos e Miranda.
27/03 - Vasco 2 x 2 Madureira: falta cobrada para a área por Rodrigo Yuri, e Maurício Barbosa cabeceia entre Ricardo Graça e Ulisses, que não o acompanhou.
30/03 - Fluminense 1 x 1 Vasco: Nenê cobra escanteio, e Fred entra no meio de Léo Matos e Miranda para cabecear.
03/04 - Vasco 4 x 2 Bangu: escanteio é batido por Geovani para a área vascaína, e Gabriel Cividini dispara do meio da área para cabecear entre Miranda e Ricardo Graça.
07/04 - Tombense 1 x 2 Vasco: João Paulo cruza na área, e o hoje vascaíno Daniel Amorim sai lá de trás para surpreender Ricardo Graça e cabecear no canto de Lucão.
24/04 - Resende 1 x 3 Vasco: cobrança de escanteio, Derli sobe sozinho no primeiro pau, dá a casquinha, e Paulo Victor completa para o gol.
08/05 - Vasco 2 x 1 Madureira: Juninho vai ao fundo e cruza. Enquanto Galarza, Miranda e Castan fecham em Elias, Humberto aproveita e sobe às costas de Zeca para testar.
22/05 - Vasco 0 x 1 Botafogo: bola é levantada na área, Vanderlei sai de forma totalmente equivocada do gol e entrega de soco no pé de Pedro Castro, que passa para Rafael Navarro bater. O goleiro espalma, e Gilvan, sozinho, cabeceia para o fundo do gol.
16/06 - Vasco 0 x 2 Avaí: Wesley Soares levanta a bola na área, Pec não acompanha Vinícius Leite, que escora de cabeça para Getúlio, observado por Miranda de longe, testar para o fundo da rede.
24/06: Cruzeiro 2 x 1 Vasco: Marcinho bate escanteio no primeiro pau, Rafael Sobis se antecipa a Riquelme e Bruno Gomes e raspa. Matheus Barbosa passa na frente de Ernando com facilidade e completa no segundo pau.
27/06: Vasco 2 x 1 Brusque: Toty cruza da direita, Leandro Castan não consegue cortar, e Edu chega livre para completar de coxa esquerda, enquanto Ernando observa.
13/07: Coritiba 1 x 1 Vasco: Rafinha recebe na direita e cruza para Léo Gamalho ganhar de Andrey, que escorrega, e cabecear. Vanderlei também falha.
18/07: Vasco 1 x 1 Náutico: Jean Carlos cobra escanteio, Vinícius se antecipa a MT no primeiro pau e, livre, cabeceia para o gol.
24/07: Vasco 4 x 1 Guarani: Andrigo bate escanteio, Lucão do Break ganha facilmente de Ernando e testa para o fundo da rede.
28/07: São Paulo 2 x 0 Vasco: Reinaldo bate escanteio, Pablo se antecipa a Leandro Castan na primeira trave e cabeceia no outro canto de Vanderlei.
04/08: Vasco 1 x 2 São Paulo: Orejuela cruza da direita, e Rigoni cabeceia com liberdade no meio da linha de três zagueiros formada por Castan, Miranda e Ernando.
13/08: Remo 2x1 Vasco:
1º) Erick Flores cruza da direita, e Renan Gorne aparece entre Miranda e Zeca para marcar de peixinho.
2º) Matheus Oliveira bate escanteio, a bola passa por toda a defesa, Vanderlei não sai do gol, e Romércio cabeceia às costas de Léo Jabá, que fica plantado.