O Vasco se prepara para decidir nesta quarta-feira, contra o Lanús, o seu 10º mata-mata na história da Libertadores. Dos nove disputados até hoje, em nenhum o clube carioca venceu a primeira partida e deixou que o adversário revertesse o placar no segundo jogo.
Nos primeiros anos em que disputou a competição 75, 80 e 85 o clube não passou da fase de grupos. Em 90, veio o primeiro avanço. Se classificou no grupo que tinha também Grêmio, Cerro Porteño e Olímpia, eliminou o Colo-Colo nos pênaltis após dois empates, mas caiu para o Nacional de Medelín ao perder por 1×0 na Colômbia depois de empatar na Colina em 0×0.
Em 98, não teve eliminação. O Gigante bateu todos os seus adversários e conquistou pela primeira vez a Libertadores já havia vencido o Sul-Americano em 1948.
Um ano depois entrou diretamente nas oitavas, mas foi parado pelo Palmeiras. Empate em 1×1 no Parque Antártica e derrota por 4×2 em São Januário.
Na temporada de 2001 o Vasco retornou à competição e bateu o recorde de vitórias consecutivas, oito, passando com folgas na fase de grupos e eliminando o Concepción do Chile. Porém, um tal Boca Juniors entrou no caminho Cruz Maltino e freou a sequência de triunfos se impondo com duas vitórias sobre o Gigante.
Agora, em 2012, a equipe tenta fazer valer o tabu de não ser eliminado após vencer o jogo de ida ganhou por 2×1 do Lanús em São Januário.