A Conmebol ainda não oficializou seus métodos e suas contas, mas já é possível dizer quais serão os potes do sorteio da Libertadores de 2018. E a notícia é boa para o Brasil: dos seis brasileiros garantidos na fase de grupos, nada menos que quatro serão cabeças de chave: Grêmio, Santos, Corinthians e Cruzeiro e Cruzeiro.
O sorteio dos grupos está marcado para a próxima quarta-feira, dia 20 de dezembro.
Para definir os potes, a Conmebol se utiliza do ranking que ela mesma criou. Ele é dividido em três partes: desempenho de cada time nas Libertadores dos últimos dez anos, um coeficiente histórico que leva em conta todas as outras edições do torneio e o desempenho dos clubes nos campeonatos nacional, também levando em conta os últimos dez anos.
Dentro destas duas vertentes que consideram o desempenho, os campeonatos mais recentes recebem uma pontuação maior. A cada ano, os pontos são depreciados em 10%.
Há ainda uma outra condição imposta pela própria Conmebol nos últimos anos: o campeão da Libertadores necessariamente entra no pote 1, enquanto o campeão da Sul-Americana vai para o 2 – a não ser que tenha pontuação suficiente para ser cabeça de chave.
Sabendo disso tudo, o ESPN.com.br pegou a calculadora e fez todas as contas para atualizar o ranking e definir todos os potes da competição.
Serão cabeças de chave River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Grêmio (BRA), Atlético Nacional (COL), Peñarol (URU), Santos (BRA), Corinthians (BRA) e Cruzeiro (BRA).
O Palmeiras vai para o pote 2 ao lado de Emelec (EQU), Estudiantes (ARG), Cerro Porteño (PAR), Bolivar (BOL), Libertad (PAR) e do Independiente (ARG), campeão da Sul-Americana.
O oitavo time deste pote ainda está indefinido. O Santa Fe (COL) disputa a final do Finalización colombiano com o Millonarios e fica com a vaga no pote 2 se for o campeão – perdeu a partida de ida da decisão por 1 a 0 fora de casa. Se perder o título, vai para a fase prévia e deixa o Universidad de Chile (CHI) no pote 2.
Já o Flamengo vai para o pote 3 ao lado de The Strongest (BOL), Colo-Colo (CHI), Racing (ARG), Defensor (URU), Alianza Lima (PER) e Real Garcilaso (PER). A oitava equipe será Universidad de Chile (se o Santa Fe for campeão na Colômbia) ou o próprio Millionarios (que disputa a decisão colombiana com o Santa Fe).
Vale ressaltar que o Flamengo perdeu a chance de subir ao pote 2 ao ser derrotado pelo Independiente na final da Sul-Americana.
O pote 4 será composto por Atlético Tucumán (ARG), Deportivo Lara (VEN), Delfín (EQU) e Monagas (VEN), além das quatro equipes que vierem da fase prévia.
Vale lembrar que dois times do mesmo país não podem cair no mesmo grupo no sorteio - a não ser que um deles venha da fase prévia.
Nesta fase anterior, o Vasco será cabeça de chave. Já a Chapecoense se deu mal. A equipe tem chances muito remotas e só será cabeça de chave se o Universidad de Concepción (CHI) e Blooming (BOL) forem os dois últimos times classificados.
A situação da Universidade de Concepción até é mais fácil, já que o time ganhou de 1 a 0 da Unión Española no duelo de ida do mata-mata pela vaga no Chile. E, como o duelo de volta acontece durante o sorteio dos grupos, na próxima quarta, há ainda a possibilidade que a Conmebol chame este classificado apenas de 'Chile 4' e o jogue direto para o pote 2 desta fase do sorteio.
O Blooming, porém, está praticamente eliminado do torneio. Na última rodada do Equatoriano, precisa vencer e torcer para San Jose não vencer e para o Jorge Wilstermann perder. Mesmo assim, ainda precisa tirar 6 gols de diferença de saldo para o Wilstermann.
1ª fase de mata-mata
POTE 1
Olimpia (PAR)
Universitario (PER)
Deportivo Táchira (VEN)
POTE 2
Montevideo Wanderers (URU)
Oriente Petrolero (BOL)
Macará (EQU)
2ª fase de mata-mata
POTE 1
Nacional (URU)
Guaraní (PAR)
Independiente del Valle (EQU)
Vasco (BRA)
Junior Barranquilla (COL)
Santa Fe / Millonários (COL)
U. Española (CHI) / Melgar (VEN)
Wilstermann (BOL) / San Jose (BOL) / Chapecoense (BRA)
POTE 2
Melgar (VEN) / Blooming (BOL)
Chapecoense (BRA) / U. Concepción (CHI)
Banfield (ARG)
Carabobo (VEN)
Santiago Wanderers (CHI)
Time da fase 1
Time da fase 1
Time da fase 1
fase de grupos
POTE 1
River Plate (ARG)
Boca Juniors (ARG)
Grêmio (BRA)
Atlético Nacional (COL)
Peñarol (URU)
Santos (BRA)
Corinthians (BRA)
Cruzeiro (BRA)
POTE 2
Independiente (ARG)
Emelec (EQU)
Estudiantes (ARG)
Cerro Porteño (PAR)
Palmeiras (BRA)
Bolivar (BOL)
Libertad (PAR)
Santa Fe (COL) / U. de Chile (CHI)
POTE 3
The Strongest (BOL)
Colo-Colo (CHI)
Racing (ARG)
Flamengo (BRA)
Defensor (URU)
Alianza Lima (PER)
Real Garcilaso (PER)
Millonarios (COL) / U. de Chile
POTE 4
Atlético Tucumán (ARG)
Deportivo Lara (VEN)
Delfín (EQU)
Monagas (VEN)
Time da fase 2
Time da fase 2
Time da fase 2
Time da fase 2