Mesmo jogando mal, o Vasco venceu o Americano por 1 a 0 nesta quarta-feira, em São Januário, pela segunda rodada do Campeonato Carioca, e se recuperou da derrota na estréia. Morais, o melhor em campo, fez o gol da vitória. A pequena torcida que compareceu ao estádio não gostou da atuação do time e chegou a protestar em alguns momentos. Quem mais sofreu foi o lateral-esquerdo Marcus Vinícius.
Romário assistiu à partida das sociais de São Januário. O Baixinho cumpre suspensão de 120 dias imposta pelo STJD por doping, e o auxiliar Alfredo Sampaio comandou a equipe do banco de reservas.
Com a vitória, o Vasco soma três pontos e está em quarto lugar no Grupo B. O líder é o Botafogo com seis pontos. No sábado, o time cruzmaltino enfrenta o Mesquita, em São Januário, pela terceira rodada. Já o Americano segue sem pontuar e está na sétima posição. No domingo, o time de Campos encara o Botafogo, no Engenhão.
A partida
Antes da partida, um minuto de silêncio em homenagem a Dora Bria, ex-atleta cruzmaltina que morreu na madrugada desta quarta-feira em um acidente de carro. Com cinco minutos, o Vasco chegou pela primeira vez. Leandro Bonfim chutou da entrada da área e o goleiro Wender defendeu bem, espalmando para escanteio. O segundo chute a gol do Vasco só foi sair aos 17 minutos quando Alan Kardec recebeu na área e mandou a bomba. A bola desfiou no zagueiro Ciro e foi para fora.
Pouco depois, Morais sofreu falta na entrada da área. Leandro Bonfim cobrou por cima do travessão, sem muito perigo para o goleiro Wender. Mesmo sem jogar bem, o Vasco chegou ao primeiro gol aos 24 minutos. Alan Kardec foi agarrado por Gil na área. Pênalti bem marcado pelo árbitro Gutemberg de Paula Fonseca. Morais cobrou quase no meio do gol e a bola passou por baixo do goleiro Wender. Vasco 1 a 0. O gol foi especial para o meia e capitão cruzmaltino. Morais completou nesta quarta-feira 150 partidas como profissional do Vasco.
O gol animou o Time da Colina. Três minutos depois, falta na entrada da área. Morais cobrou com força e a bola explodiu no travessão. Aos 39 minutos, Morais recebeu a bola pela direita e cruzou. Alex Teixeira se antecipou e tocou para fora. Quase o segundo. Antes do fim do primeiro tempo, Leandro Bonfim ainda teve mais uma chance. O meia passou pelo marcador, entrou na área e chutou. O goleiro Wender espalmou e a defesa afastou o perigo.
No segundo tempo, o Vasco começou levando um susto. Aos sete minutos, Rondinelli cobrou falta e Rodrigo Alves desfiou de cabeça para a rede. Mas o árbitro marcou impedimento. Novamente de forma correta. Pouco depois, nova falta a favor do Americano. Rondinelli chutou com efeito e Tiago socou para cima quase em cima da linha. O Vasco respondeu. Primeiro com Beto. Chute rasteiro que o goleiro Wender defendeu.
Aos 29 minutos, Jorge Luiz arrancou para o ataque e sofreu falta de Gil. O zagueiro recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um jogador a mais em campo, o Vasco começou a administrar o resultado. Tocando a bola no meio-campo, o time esperou o tempo passar e garantiu a primeira vitória no Campeonato Carioca.
Ficha técnica:
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de janeiro de 2008, quarta-feira
Público: 2.171 torcedores.
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Edney Guerreiro e Orlando Hortêncio (ambos do RJ)
Cartão Amarelo: Marcos Vinicius, Morais e Leandro Bonfim(V); Wender, Gil, Ciro, Silvan, Romualdo e Rondinelli(A)
Cartão Vermelho: Gil (A)
GOL:
VASCO: Morais aos 21 minutos do primeiro tempo
VASCO: Tiago; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Xavier (Vilson) e Marcus Vinicius; Jonílson, Beto (Amaral), Leandro Bonfim e Morais; Alex Teixeira (Abuda) e Alan Kardec
Técnico: Romário
AMERICANO: Wender; Cafu, Gil, Ciro e Ivan; Silvan, Leandro Leite, Isaías (Pachola) e Rondinelli; Romualdo (Alexandre) e Rodrigo Ayres (Bruninho)
Técnico: Sérgio Alexandre