Sem vencer longe de São Januário há cerca de três meses, o Vasco conta com histórico contrário para quebrar esse jejum contra o Juventude, adversário do próximo domingo, em Caxias do Sul.
O Gigante da Colina só derrotou o time alviverde em apenas uma ocasião na cidade gaúcha. O triunfo aconteceu ainda no século passado. No dia 24 de setembro de 2000, a vitória por 2 a 1 ocorreu justamente pelo Brasileirão.
Aliás, esta foi a única vitória na casa do rival. Nos outros seis jogos na cidade gaúcha, o Juventude saiu vitorioso em quatro e empatou apenas dois.
Na história dos confrontos entre as equipes, que se iniciou apenas em 1995, o time vascaíno também leva desvantagem. Em 16 jogos realizados, o Vasco venceu apenas três, sendo derrotado em cinco ocasiões.
O resultado que mais se repetiu nas partidas foi o 1 a 1, que já aconteceu seis vezes. Apesar do retrospecto adverso, a última lembrança em partidas ante o Juventude é boa.
Em 11 de setembro de 2005, com atuação de gala, o Gigante da Colina derrotou o rival por 5 a 2. Na ocasião, o técnico Renato Gaúcho conquistava sua quinta vitória consecutiva no comando da equipe em seis jogos disputados.