Futebol

Vasco tem 4% de vencer o 1º turno, segundo Tristão Garcia

O Corinthians é o líder do Brasileiro. Mas, restando três rodadas para o fim do primeiro turno da Série A, o favorito para ganhar o Troféu Osmar Santos - prêmio simbólico concedido pelo LANCE! desde 2004 ao time que termina a primeira metade do Brasileiro na ponta - é o vice-líder Flamengo. Quem garante é o matemático Tristão Garcia. Ele aponta o Flamengo com 41% de chances contra 39% do Corinthians.

Timão e Fla estão empatados em pontos (34) e a equipe paulista leva vantagem nas vitórias: 10 a 9, o que significa que em caso de empate o Corinthians será o \"campeão\". Mas a invencibilidade e o desempenho superior nas últimas rodadas é determinante para que o Fla de Ronaldinho & Cia fique na boa.

- O Flamengo leva desvantagem nos critérios de desempate, mas é o favorito por ter uma média estável e admirável de 2,33 pontos por jogo nas últimas 12 partidas - enfatizou Tristão, que se mostrou preocupado com a atual momento do Timão:

- É preciso, além da matemática, ver o desempenho. O Corinthians foi o time que mais caiu de rendimento. Tem feito um ponto por jogo nas últimas seis rodadas, média de time que luta contra o rebaixamento.

Tristão não vê o São Paulo - 3º, com 32 pontos e 15% de chances matemáticas - como uma ameaça para a dupla Fla/Corinthians.

- O São Paulo teve um início fantástico, caiu muito de rendimento, voltou a ir bem, mas não tem a força do Flamengo, por exemplo. Vasco (4%) e Botafogo (1%), são apontados como azarões:

- É pouco provável que tirem essa diferença - diz Tristão, que vê o Palmeiras como carta fora do baralho mesmo com uma mínima chance.

- O Palmeiras não terá tempo hábil para tirar tal diferença.

Corinthians - 1º Lugar 34 pontos - 39%

\"Nas últimas seis rodadas o Corinthians caiu muito de produção e isso reflete nas suas chances de ficar na ponta no fim do 1º turno\"
Tristão Garcia

Situação: Em queda

PRÓXIMOS JOGOS: 17/8: Atlético-MG no Ipatingão; 20/8 Figueirense no Pacaembu e 28/8 Palmeiras no Prudentão

Pontos fortes:
Para as últimas três rodadas, o Corinthians tem uma tabela leve pela frente, com exceção do clássico com o Palmeiras na última rodada do turno. Além disso, o técnico Tite já está com praticamente o time ideal à sua disposição, já que Liedson e o goleiro Júlio César se recuperara das respectivas lesões.

Pontos fracos:
O time não está em uma curva ascendente. O Corinthians venceu apenas um dos últimos seis jogos e perdeu toda a gordura que tinha. Além disso, o time tem deixado a desejar no segundo tempo das partidas. Ainda falta o entrosamento ideal entre os maestros Danilo e Alex.

Flamengo - 2º lugar - 34 pontos - 41%

O Flamengo tem uma média de 2,33 pontos por jogo nas últimas 12 rodadas. É o favorito à conquistar o primeiro turno
Tristão Garcia

Situação: Excelente momento

PRÓXIMOS JOGOS: 18/8 Atlético-GO Engenhão; 21/8 Internacional Beira-Rio e 28/8 Vasco Engenhão

Pontos fortes
O Flamengo possui o melhor ataque da competição. E o sucesso do setor está ligado diretamente à dupla formada por Ronaldinho e Thiago Neves. O Fla é o único invicto no Brasileiro e Luxemburgo achou a formação ideal. O próximo rival, Atlético-GO, não deve causar problemas (mas o Fla não terá R10).

Pontos Fracos
Por mais que a equipe só tenha perdido um jogo em 2011 (pela Copa do Brasil), a defesa não transmite confiança à torcida. Welinton oscila
bons e maus momentos, Angelim não exibe o vigor de outrora e David não goza de prestígio com Luxa. E mais: o Fla não é o mesmo quando R10 ou Thiago Neves não jogam.

São Paulo - 3º lugar - 32 pontos - 15%

O São Paulo teve, como todos sabem, um início fantástico, mas caiu bruscamente de rendimento e nas últimas rodadas tem tido resultados que
deixam a desejar
Tristão Garcia

Situação: Não depende dele

PRÓXIMOS JOGOS: 18/8 América-MG Sete Lagoas; 21/8 Palmeiras Morumbi e 28/8 Santos Vila Belmiro

Pontos fortes:
O São Paulo tem esbanjado superação para se manter desde o início da competição entre os primeiros colocados. Apesar de alguns tropeços o
time consegue se recuperar e isto tem sido importante a favor do Sampa. Contra o América-MG, o time de Adilson Batista tem uma ótima chance de voltar a engrenar.

Desce:
Zagueiro é uma espécie em extinção no São Paulo. Esse tem sido o principal problema tricolor no Brasileiro. No momento, são nada menos
que cinco desfalques: Xandão, Rhodolfo, Luiz Eduardo (lesionados), Bruno Uvini (na Seleção sub-20), João Felipe (suspenso). E a tabela foi cruel: dois clássicos.

Vasco - 4º Lugar - 30 pontos - 4%

O Vasco tem uma boa média de pontos nas última seis partidas (2,16), mas a diferença para os ponteiros é grande e só restam três jogos.
Tristão Garcia

Situação: Muito atrás

PRÓXIMOS JOGOS: 17/8 Avaí Ressacada; 21/8 Fluminense Engenhão e 28/8 Flamengo Engenhão

Pontos fortes
Os problemas de lesão passaram longe de São Januário. Para melhorar a situação do Time da Colina, o treinador Ricardo Gomes acertou a mão. A equipe está motivada e as peças de reposição, como Bernardo, têm resolvido as partidas quando os titulares Felipe e Juninho vão mal.

Pontos fracos
O Vasco também foi \"abençoado\" com dois clássicos pela frente: Flamengo e Fluminense. Ainda que vá enfrentar o penúltimo colocado Avaí, a partida vai acontecer na Ressacada, onde o Leão já mostrou que pode complicar. Desta forma, o Gigante da Colina ficará longe de São Januário por três rodadas.

Botafogo - 5º lugar - 28 pontos 0,9%

O Botafogo demorou para se acertar e vem progredindo nas últimas rodadas, mas as chances de título do Osmarzão são mínimas
Tristão Garcia

Situação: Só na matemática

PRÓXIMOS JOGOS: 17/8 Inter Beira-Rio; 20/8 Atlético-MG Engenhão e 27/8 Fluminense Engenhão

Sobe
O Alvinegro ainda conta com a ótima fase do meia Elkeson. O setor está encorpado com Marcelo Mattos e Renato, além de Maicosuel, que pode
desequilibrar a qualquer momento. O Bota também ganhou uma alternativa com o despertar de Cortês na lateral esquerda. A defesa aparece bem na jogada aérea.

Desce
O Botafogo tem uma diferença de pontos com relação aos líderes difícil de ser tirada: São seis. Por isso qualquer tropeço será determinante. O problema é que não será fácil passar pelo Inter, em Porto Alegre, nem pelo Flu. Ainda mais sem Loco Abreu por dez dias. O Galo é o adversário menos complicado.

Palmeiras - 6 Lugar 27 pontos - 0,1%

Precisa vencer todas e torcer por muitas combinações. Quase impossível terminar o 1º Turno na ponta
Tristão Garcia

Situação: Só milagre

PRÓXIMOS JOGOS: 18/8 Bahia no Canindé; 21/8 São Paulo no Morumbi e 28/8 corinthians Prudentão

Pontos fortes:
O trunfo palmeirense está no banco de reservas. Felipão tem achado alternativas táticas para contornar os problemas com a falta peças no elenco. Além disso, o Verdão se destaca pela eficiência na defesa: o time é o menos vazado no Brasileirão. Henrique/Thiago Heleno é uma dupla que inspira confiança.

Pontos fracos:
Sem gols, não se vence jogos. Este será o obstáculo do Palmeiras, que não marca há três partidas. Pior ainda que Kleber Gladiador está de mal com as redes há oito jogos. Clássicos contra dois concorrentes diretos dificultam ainda mais a quase impossível Missão do Verdão de faturar o Osmarzão.

Fonte: Lancenet!
  • Quarta-feira, 16/10/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 0
    São Paulo São Paulo 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbi
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147