Com as diversas reformas que estão acontecendo nos complexos de São Januário, vários lugares da Colina Histórica passam por melhorias. Mas, um lugar especial vem tendo uma atenção redobrada, trata-se da fachada de São Januário. O local, que possui 274 metros de extensão, é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e está recebendo cuidados com toda sua arquitetura, com uma nova pintura e manutenção dos painéis em azulejos.
O presidente do clube, Roberto Dinamite, falou um pouco sobre esta reforma e a importância deste local para a história do Gigante da Colina.
- O Vasco tem a mais bela e interessante história do futebol nacional. Talvez, até no âmbito internacional. Nós fomos pioneiros em tantas coisas que não é exagero dizer que o Vasco é no fundo, no fundo, o verdadeiro clube das massas, da cidadania, da igualdade e da justiça. Somos fortes e grandes por isso. Todo o resto é consequência dessas qualidades. Daí, o nosso cuidado com as tradições, o nosso maior patrimônio. A recuperação da fachada de São Januário é prova disso. Quanto mais bonita e vistosa, mais viva se torna para nós vascaínos a história do Gigante em nossa memória - disse o presidente com exclusividade ao site oficial.
Já o Vice-presidente de Relações Especializadas e responsável pelo Centro de Memória do clube, João Ernesto, ressaltou a importância desta parte do estádio para todos os vascaínos.
- A fachada é linda. Na época da construção tiveram todo o cuidado com a arquitetura, essa fachada tem uma conexão muito grande com as nossas origens. É considerado um Patrimônio Cultural do nosso Estado - disse.