O Campeonato Brasileiro está indo para a sua reta final. Mais 11 rodadas e então, conheceremos o grande campeão, os agraciados com as vagas na Libertadores e aqueles que serão punidos pelo rebaixamento.
O matemático Tristão Garcia calculou as chances de cada time. Para o cálculo são considerados o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição. O sistema de cálculo permite comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local.
Veja a possibilidades de cada time.
Título Brasileiro
O Fluminense é apontado com 54% de chances como o maior favorito ao título brasileiro. Em busca de levar o caneco no ano de seu centenário, o Corinthians vem logo atrás com 27%. Cruzeiro com 11% e Internacional com 5% correm por fora. Ainda com chances matemáticas, Atlético-PR, Botafogo e Santos podem sonhar com a conquista, embora seja muito difícil. Os três têm apenas 1% de chances.
Libertadores
A Taça Libertadores passou a ter três vagas, após decisão da Conmebol em tirar uma vaga do Brasil na competição. Os atuais três primeiros colocados Fluminense, Corinthians e Cruzeiro estão muito perto da vaga. O Tricolor carioca tem 95% de chances, o Timão 88% e o Cruzeiro 73%. Bem atrás, vem o Atlético-PR com 21% e o Botafogo que possui 11% de chances de conseguir a tão disputada vaga. Grêmio, Palmeiras, Vasco e São Paulo podem continuar sonhando, mas as probabilidades são pouquíssimas. O Grêmio, em grande fase desde que o técnico Renato Gaúcho assumiu, possui 6% de chances. O Verdão tem 4% enquanto Vasco e São Paulo apenas 1%.
Rebaixamento
Ser rebaixado é com certeza a maior decepção e uma grande punição para qualquer torcedor, que no início de qualquer competição pensa em ver seu time levantando a taça de campeão. Entretanto, os torcedores do Grêmio Prudente podem começar a rezar, pois o time está muito perto de voltar a Série B, com 96% de chances de ser rebaixado. O Goiás, do técnico tetra campeão mundial Jorginho, mesmo com uma certa melhora no campeonato, precisará de muito mais se quiser permanecer no grupo de elite, já que possui 70% de chances de cair. O Atlético-MG poderá amargar pela segunda vez em sua história um rebaixamento. Os gols da dupla Diego Tardelli e Obina serão muito importantes até o fim da competição, já que o clube tem 72% de chances de ir para a segundona. O Atlético-GO, recém chegado da Série B, tem 65% e poderá retornar ano que vem, caso não tenha uma grande reação nesta reta final.
Para que um destes quatro times acima se salvem, outros terão que descer. O Avaí tem se tornado um grande candidato ao descenso após uma grande queda de produção nas últimas rodadas e tem 35% de chances de ir para a Série B. O atual campeão brasileiro vem namorando a zona de rebaixamento nos últimos jogos, além de viver grande crise no clube. A segunda divisão do Campeonato Brasileiro possui 23% de chances de ter o clube de maior torcida do país, na temporada que vem. O Vitória tem 20% e pode ver seu maior rival, Bahia, retornar à Série A em seu lugar. O Ceará preocupa sua torcida, já que teve uma queda de produção drástica e possui 10%. Guarani com 6%, São Paulo com 2% e Vasco com 1% ainda podem descer se fizeram campanhas pífias até o fim do Brasileirão.