Clube venceu apenas quatro dos últimos 20 clássicos.
A derrota por 2 a 0 para o Fluminense neste sábado foi mais uma do Vasco em clássicos nos últimos anos. O desempenho contra os rivais, desde 2020, é sofrível. Nos últimos 20 jogos, o clube venceu apenas quatro. Foram 12 derrotas e quatro empates. Um aproveitamento de somente 26% diante dos rivais.
É algo que chama atenção. O Vasco perdeu, por exemplo, os últimos cinco clássicos – quatro deles para o Botafogo. Em nenhum desses jogos marcou sequer um gol. A última vitória contra um rival local ocorreu diante do próprio Botafogo, no primeiro jogo da decisão da Taça Rio do ano passado, em 16 de maio, no Nilton Santos. O gol, curiosamente, foi de German Cano, algoz neste sábado.
O Botafogo, aliás, foi o rival que o Vasco mais enfrentou recentemente. Dos últimos 20 clássicos, 11 foram contra o time de General Severiano. Partidas pelo Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Séries A e B. O Vasco venceu três, empatou dois e perdeu seis (33% de aproveitamento).
Nesse período, foram quatro clássicos contra o Flamengo, com três derrotas e uma vitória (aproveitamento de 25%), no Campeonato Carioca do ano passado. O desempenho diante do Fluminense é ainda pior: dois empates e três derrotas, incluindo a deste sábado (13% de aproveitamento).
Clássicos do Vasco desde 2020
Temporada de 2020
Temporada de 2021
Temporada de 2022