O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira (16/7), a delegação recorde que representará o país nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, a partir de 23 de agosto. O Club de Regatas Vasco da Gama teve 12 atletas convocados para a competição. Seis deles farão parte da Seleção Brasileira na Natação, quatro no Futebol de 7 e dois no Voleibol Sentado.
Serão 512 integrantes na missão brasileira, sendo 337 atletas, entre os quais atletas-guias, calheiros, goleiros e pilotos, que não possuem deficiência, de 23 estados e do Distrito Federal em 17 modalidades. Este número representa um acréscimo de 24% em relação ao time que ostentou o pavilhão nacional na última edição do Parapan, na cidade canadense de Toronto, em 2015.
O Brasil busca repetir o feito das três últimas edições dos Jogos continentais. Desde 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011 e Toronto 2015. Neste último, conquistamos 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.
CONFIRA OS ATLETAS VASCAÍNOS CONVOCADOS
VOLEIBOL SENTADO
Diogo Rebouças
Wesley Conceição de Oliveira
NATAÇÃO
Douglas Rocha Matera
Joana Maria Jaciara da Silva Neves Euzebio
José Luiz Perdigão Maia
Mariana Gesteira Ribeiro
Roberto Alcalde Rodriguez
Thomaz Rocha Matera
FUTEBOL DE 7
Evandro de Oliveira Gomes de Souza
Leonardo Giovani Morais
Lucas Henrique da Silva
Ubirajara da Silva Magalhães