O Corinthians tem lá seus motivos para chamar o Vasco de freguês, fruto de resultados recentes em competições importantes. Há, contudo, nos últimos anos, um capítulo que faz o corintiano sentir um grande incômodo com a espinha do bacalhau. Em 2007, com gol de Alan Kardec, hoje no Santos, o Gigante da Colina venceu em pleno Pacaembu, na penúltima rodada do Brasileiro, e deu um grande empurrão no Timão para a Série B, fato que se consumaria na rodada seguinte.
E as boas recordações de São Paulo não se resumem somente a este episódio. Na Terra da Garoa, o Cruz-Maltino sagrou-se bicampeão nacional ao bater o São Paulo, no Morumbi, em 1989, com gol de cabeça de Sorato.
Dez anos depois, no mesmo estádio, faturou o Rio-São Paulo de 1999 em cima do Santos, inclusive com gol de Juninho.
Em 2000, no fantástico 4 a 3 sobre o Palmeiras, levou o caneco da Mercosul na partida que muitos consideraram como a maior virada da História do futebol brasileiro.
No elenco atual, o goleiro Fernando Prass vem tendo bons pressentimentos para amanhã: Sei lá, pelos dois times e pelo jogo, acho difícil acabar 0 a 0 (resultado que levará a decisão para os pênaltis). Pode acontecer, mas é um sentimento meu. Dificilmente ficará 0 a 0 como aqui. Era o primeiro jogo e os times tiveram mais cuidado. Neste, a medida em que o tempo for passando, um gol poderá definir. Estamos preparados para isso e levando em consideração, mas acho que não chega a isso.
Em caso de empate com gols, o Vasco ficará com a vaga.
As façanhas do Vasco em São Paulo
Brasileiro de 89 Com um gol de cabeça de Sorato, aos cinco do segundo tempo no Morumbi, o Vasco sagrou-se bicampeão brasileiro.
Rio-São Paulo de 99 O Vasco venceu a primeira, contra o Santos, no Maracanã, por 3 a 1. No Morumbi venceu de novo, por 2 a 1.
Mercosul de 2000 Após sair do primeiro tempo perdendo por 3 a 0, o Vasco virou, com menos um, para 4 a 3 em pleno Parque Antártica.
Queda do Timão em 2007 Na penúltima rodada, o Vasco venceu o Corinthians por 1 a 0 no Pacaembu e praticamente decretou a queda do rival.
Com a palavra
Odvan, zagueiro que esteve na final da Mercosul de 2000
Vasco costuma ir bem nas decisões em SP
\"O Vasco sempre foi bem e teve boas atuações contra equipes de São Paulo, principalmente quando as partidas são decisivas. Naquele jogo (final da Mercosul, contra o Palmeiras), relaxamos um pouco. Sabíamos que tínhamos condições de vencer. No intervalo, nos perguntamos onde estava aquele Vasco vencedor. Nós nos acertamos, fomos para o segundo tempo e conseguimos sair com o título, que ficou marcado.\"
Sorato, autor do gol do título do brasileiro de 1989
Acha que o Vasco tem condições de repetir a final de 1989 e vencer a partida em São Paulo?
O Vasco, tanto naquela época como agora, tem feito bons jogos fora de casa. Isso tem sido determinante nas campanhas do Vasco, fazer bons jogos fora de casa. É mais um fator que dá confiança ao time. Tem esse histórico de jogos decisivos em São Paulo, grandes resultados.
Naquele jogo, como ficou o Morumbi? Muito silêncio?
O Morumbi só não ficou em silêncio total porque tinha mais de 10 mil vascaínos lá. Por isso não ficou totalmente em silêncio.
E acredita que no Pacaembu isso pode se repetir?
O Vasco é um time de grandes conquistas, acostumado com grandes jogos, como vai ser esse. Tem totais condições de, assim como em 1989, trazer a vitória.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)