\"Serão oito finais até o título\". É assim que o armador Felipe caracteriza a reta do Vasco no Campeonato Brasileiro. Na briga pela taça, a equipe terá metade dos oito jogos restantes contra times concorrentes à conquista (São Paulo, Botafogo, Fluminense e Vasco). Por isso, a concentração passa a ser essencial para alcançar o objetivo.
O primeiro desafio na caminhada será o Bahia, que ainda luta para escapar do rebaixamento, domingo, em Pituaçu, pela 31ª rodada. Além do tricolor, o time terá pela frente mais um que está na parte de baixo da tabela: o Avaí, na antepenúltima rodada, em São Januário. Os dois outros jogos são fora contra Santos e Palmeiras, com poucas pretensões na competição.
Um fator que faz o grupo acreditar no título nacional é o retrospecto contra essas equipes no primeiro turno. A única derrota foi para o Botafogo, ao ser goleado por 4 a 0. O cruz-maltino venceu quatro partidas e empatou três. Apesar disso, o atacante Éder Luís pensa que tudo será mais complicado no final do Brasileiro. \"Agora, fica ainda mais difícil. Vamos ter oito rodadas decisivas, mas estamos preparados. Temos um jogo determinante contra o Bahia, uma partida que vai deixar claro o que queremos no campeonato. A vitória é de suma importância\", analisa.
A novidade em Salvador pode ser o armador Juninho Pernambucano, recuperando-se de estiramento na panturrilha esquerda. Outro que deve ficar à disposição do técnico Cristóvão Borges é o zagueiro Victor Ramos, liberado pelo departamento médico depois de sentir dores na coxa direita. Além deles, voltam o volante Jumar e o armador Felipe, suspensos na vitória por 2 a 0 para o Atlético, na última rodada. Os desfalques são o zagueiro Renato Silva e o volante Fellipe Bastos, suspensos.
Motivação
Recuperando-se do acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico sofrido no segundo tempo do clássico com o Flamengo, em 28 de agosto, o técnico Ricardo Gomes é uma das motivações dos jogadores vascaínos para o título. A previsão de retorno do treinador ao comando cruz-maltino é no primeiro semestre do próximo ano. Ele ainda participa de sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos do lado direito do corpo, comprometidos depois do acidente.
Éder Luís admite que se conseguirem o título será dedicado ao treinador. \"É um combustível extra na busca do título. O Ricardo emociona a todos a cada dia. É uma pessoa fora de série e estamos todos torcendo muito por sua recuperação. Mesmo distante, ele nos dá muita força e vai ser maravilhoso retribuir com a conquista do Brasileiro\", afirma.
6 vitórias tem o Vasco no Brasileiro em 15 partidas como visitante.