Apesar do assédio em cima de Diego Souza, a torcida vascaína pode ficar tranquila em um ponto: a saída do camisa 10 acontecerá apenas se a diretoria cruz-maltina quiser.
Diferentemente de algumas transferências recentes, em que os diretores nada puderam fazer para manter os jogadores no elenco, como foram nos casos de Anderson Martins, Jumar e Allan (ver abaixo), desta vez o Vasco tem o poder de decisão em suas mãos.
O Cruz-Maltino tem 100% dos direitos federativos de Diego Souza e 53% dos direitos econômicos o restante pertence à Traffic. Assim, qualquer transferência envolvendo o meia, seja para outro clube brasileiro ou do exterior, deverá passar pelo aval do Vasco.
Segundo o LANCENET! apurou, Diego Souza despertou interesse do Al-Ahli, do Qatar. Apesar de o assunto não ser tratado oficialmente pela diretoria do clube e pelo agente do jogador, Carlos Leite, nos bastidores de São Januário já há o conhecimento da cobiça dos árabes que, inclusive, estariam dispostos a fazer proposta milionária para contar com o meia no segundo semestre.
Apesar de a tentativa de manter o elenco, recentemente o Vasco perdeu Allan, para Udinese (ITA) e Rômulo, para o Spartak Moscou (RUS). Por outro lado, conseguiu manter Eder Luis e Fellipe Bastos, que pertenciam ao Benfica (POR) e renovou com Juninho até o fim do ano. Resta saber se a camisa 10 ficará vaga em breve ou não.
Transferências com mãos atadas
Anderson Martins - Zagueiro tinha direitos federativos ligados à Traffic e Vasco nada pôde fazer para impedir saída. Anderson transferiu-se para Al-Jaish (QAT).
Jumar - Situação do volante era semelhante à de Anderson Martins e se despediu do clube no começo do ano rumo ao Guangzhou R&F (CHN).
Allan - Jogador estava em São Januário emprestado pelo Deportivo Maldonado (URU), que pertence a grupo de empresários. Foi para Udinese (ITA).
Clube ainda deve à Traffic
Em caso de transferência de Diego Souza, R$ 1,2 milhão do valor adquirido pelo Vasco será repassado à Traffic. O valor foi assumido no acordo que firmou com a empresa e o Atlético-MG, clube que detinha os direitos do atleta.
O Vasco tem até agosto para quitar o compromisso com a empresa e, em caso de não pagamento, oferecerá brechas para clubes interessados tentarem a contratação do meia. Diego Souza assinou um contrato de quatro anos com o Vasco.