O Vasco enfrentou o Botafogo neste domingo (2), às 16h (horário de Brasília) pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruzmaltino sabia de missão difícil que tinha pela frente, enfrentava o líder da competição isolado. Mas, o time de William Batista saiu do Estádio Nilton Santos com mais uma derrota na temporada. O Gigante da Colina, nesta temporada de 2023 tem números negativos em clássicos.
A equipe já enfrentou seus rivais em oito ocasiões juntando Campeonato Carioca e Campeonato Brasileiro. No primeiro clássico em 2023, o Vasco perdeu de 2 x 0 para o Fluminense, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Na rodada seguinte, na mesma competição o clube chegou a vencer o Botafogo, time bastante diferente do que é hoje, pelo placar de 2 x 0 com gols de Pedro Raul e Alex Teixeira.
Naquele momento, existia uma certa confiança no processo de SAF em que o clube estava passando e ainda passa, porém sendo mais questionado hoje. O time comandado por Mauricio Barbieri chegou a vencer o Flamengo na rodada do Cariocão. Porém, logo depois quando os mesmos se encontraram nas semifinais da competição, o Rubro–Negro venceu pro 3 x 2. Mais tarde, o clube de São Januário perderia novamente pelo clube da Gávea por 3 x 1 e dando adeus ao Estadual.
Iniciando o Campeonato Brasileiro, o time já teve três clássicos. Enfrentou o Fluminense na 4ª rodada da competição, e saiu com um empate. Desde então, o clube vinha acumulando atuações ruins e desastrosas, deixando seu torcedor chateado com o atual momento do time. Na 9ª rodada da mesma competição, o Cruzmaltino voltou a perder para o seu maior rival, derrotado por 4 x 1 para o Flamengo. Hoje, pela 13ª rodada, o Vasco visitou o Botafogo no Nilton Santos e perdeu mais um clássico nesta temporada. Ao total, foram duas vitórias, um empate e cinco derrotas.
Devido ao calendário do Brasileirão 2023, o time tem mais três clássicos ao resto da temporada. O time que ainda não tem comando técnico efetivo, busca melhorar o seu momento para sair da zona de rebaixamento.