São 13 jogos, oito derrotas, três empates e duas vitórias. Apenas nove pontos. Míseros cinco gols marcados. E 21 sofridos. Saldo negativo de 16 gols. nas duas principais divisões do Campeonato Brasileiro, entre 40 equipes das séries A e B, ninguém marcou tão pouco e tem saldo de gols tão negativo quanto o Vasco.
A situação é crítica e ficou ainda mais agravante depois da derrota de 2 a 0 para o Grêmio em Porto Alegre neste sábado. Com os dois gols sofridos, o time chegou a 21 no total. O saldo negativo de 16 gols é diretamente afetado pelo pior ataque das séries A e B. Técnico da equipe, Celso Roth reconhece a dificuldade ofensiva.
"Volto a dizer, o nosso problema é o meio para frente. Nossa consistência defensiva foi igual à do jogo com o Flamengo, igual à do jogo com o Avaí. Muita marcação, muita atitude dos jogadores defensivamente. Mas ofensivamente nós estamos pecando. No passe, no drible, em tomar a iniciativa, chutar em gol. Isso determina resultado", afirmou Celso Roth.
Na Série A, a defesa do Santos é tão vazada quanto a vascaína, com 21 gols. Mas o clube paulista anotou 17 gols até o momento. O Saldo é negativo, mas de quatro gols. Bem distante dos 16 vascaínos. Em relação ao ataque, o Vasco é pior ataque da elite do futebol brasileiro, com cinco gols. O Joinville, lanterna, é o segundo pior, com seis gols.