Com mesmo número de pontos que terminou o primeiro turno em 2011, mas um clássico para fazer na última rodada, o Vasco caiu mais da metade o aproveitamento na soma de pontos na parte final do turno. No levantamento do site Fudados, que considera os primeiros trezes jogos o primeiro trecho do Brasileiro, o time de Cristóvão tinha 30 pontos, com 76,92%. Até agora, no trecho do meio, da 14ª e a 25ª rodada, os últimos cinco jogos mostram apenas cinco ponto somados - número inferior a 13 equipes na competição. O rendimento do Vasco nessa segunda parte é de 33%.
A perda recente de jogadores - Rômulo jogou a última vez contra o Cruzeiro em 26 de junho, Diego Souza e Fagner diante do São Paulo dia 18 do último mês - é determinante para a queda vascaína. Depois da vitória no Morumbi, na 11ª rodada, o Vasco jogou oito vezes e venceu apenas três.
- A equipe tem potencial para melhorar, mas não está conseguindo somar pontos. Mesmo mantendo a nossa posição, os times da frente já começam a abrir uma diferença, e isso não podemos permitir - disse o técnico do Vasco.