O Vasco inicia a temporada de 2014 com problemas para montar o setor ofensivo. A dificuldade se dá pela necessidade de reagir à saída da maioria dos jogadores de ataque – apesar de eles não terem deixado muitas saudades na torcida pelo desempenho no Brasileirão. A concorrência para garantir reforços também é grande e o Vasco segue à procura de alternativas para suprir carências neste setor.
Tenório, Willie, Robinho e André não irão seguir em São Januário nesta temporada. O último até teve bom desempenho e marcou 12 gols na fracassada campanha cruzmaltina no Brasileiro, mas os exageros na noite carioca acabaram com as chances de o jogador ficar em 2014. Ele volta ao Atlético-MG, mas sem garantias de que será aproveitado.
A saída dos demais jogadores não tira o sono da diretoria, que está concentrada em manter Edmilson. O jogador viveu sua melhor fase no Vasco na reta final do Brasileiro, sob o comando de Adilson Batista, e convenceu os cartolas a investirem na sua permanência. A negociação está em fase final, agrada aos dois lados e não deve ganhar outro rumo.
Enquanto garante o "fico" de Edmilson, o Cruzmaltino pensa em outros nomes para dar mais peso ao ataque em temporada que a prioridade será retornar à elite do futebol brasileiro. O mercado apresenta algumas opções, mas o clube de São Januário é cauteloso no momento de negociar. Sem grande poder de investimento, a diretoria espera para fazer a movimentação certeira.
O atacante do Internacional Cassiano, que disputou o último Brasileiro pelo Criciúma, mostrou interesse em defender o Vasco em 2014. Os cartolas, no entanto, não se empolgaram com a oferta dos empresários do atleta e não devem abrir negociação.
O diretor Rodrigo Caetano deu pausa no trabalho para as festas de fim de ano, mas irá retomá-lo com pendências em todos os setores do time. O ataque é o principal problema, mas eles se somam com as carências do time na zaga e no meio-campo.
Por enquanto, as únicas confirmações no Vasco são a renovação do contrato do técnico Adílson Batista e as contratações do goleiro Martín Silva e do volante Eduardo Aranda. O clube tenta garantir dois laterais, um meia e um atacante para iniciar a nova temporada.