A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol conhecida pela sigla IFFHS, divulgou recentemente a nova lista dos maiores artilheiros do futebol mundial. O desaque é Romário, que já aparece em quarto lugar. Em relação a última lista da entidade, o Baixinho passou Roberto Dinamite.
Na nova lista, o Baixinho aparece com 486 gols. Roberto Dinamite passou a ser o quinto com 470. O líder absoluto é o Rei Pelé, com 541 gols. No segundo lugar, uma surpresa: o austríaco Josef Bican com 518 gols e o húngaro Puskas, com 511.
Conhecida pelo rigor com que lida com pesquisas, a IFFHS é reconhecida pela Fifa e usa como números oficiais apenas as estatísticas de campeonatos nacionais de primeira divisão. No Brasil, como o campeonato Brasileir foi criado em apenas 1971, a entidade abriu uma exceção e considera também os Campeonatos Carioca e Paulista. O Campeonato Inglês, por exemplo, é disputado desde 1888.
Romário é o único jogador entre os dez primeiros ainda em atividade. Zico, em nono lugar com 406 gols, é o outro brasileiro na lista da IFFHS.
Os gols que o Baixinho marcou no Campeonato Carioca deste ano só serão computados na próxima lista da entiodade. os gols dos amistosos não são considerados pela IFFHS.