Quem esteve em São Januário no último sábado, ficou com a nítida sensação de que havia mais gente no estádio do que os 15.446 presentes anunciados. Oficialmente, a capacidade é de 24.585 pessoas, mas a presença de público foi limitada a 18 mil por uma determinação do Corpo de Bombeiros. Contra o Brasiliense, apenas o setor de arquibancada destinado aos visitantes estava vazio.
O clube não se pronunciou ontem sobre o problema. Hoje, contra o Vitória, São Januário viverá um teste. O portão localizado atrás do Parque Aquático foi invadido pouco antes do jogo contra o Brasiliense, contribuindo para a sensação de que muita gente entrara no estádio sem constar no borderô. Mas não foi só. Pouco antes do jogo, havia grandes aglomerações nos acessos e muitos torcedores apontaram falhas no controle de ingressos.
Para piorar, uma kombi do clube que transportava ingressos para o jogo de hoje foi assaltada na manhã de ontem. Segundo comunicado oficial do Vasco, foram levados 1.688 ingressos. O clube divulgou a numeração dos bilhetes roubados e alertou seus torcedores a não comprar ingressos com cambistas. O clube lembrou que este lote não terá validade no jogo de hoje. A grande maioria dos ingressos roubados é de arquibancada.
O borderô do jogo contra o Brasiliense mostrou que, dos 15.446 presentes, apenas 7.236 pagaram o valor inteiro dos ingressos.
As gratuidades previstas na lei beneficiaram 1.840 pessoas. Outras 6.370 compraram ingressos de meia entrada. O Vasco já divulgou que reserva um lote de ingressos de meia entrada para torcidas organizadas. (C.E.M.)