O técnico do Vasco, Alberto Valentim, terá que driblar dois importantes desfalques na partida desta quarta-feira, às 19h15, contra o Santos, pela quarta fase da Copa do Brasil, na Vila Belmiro: o goleiro Fernando Miguel e o zagueiro Leandro Castan, capitão da equipe. Os dois serão poupados para tratarem problemas físicos antes que estes se agravem.
Fernando Miguel sentiu a panturrilha no primeiro jogo da final do Estadual, domingo, contra o Flamengo. Chegou a ameaçar sair de campo, mas permaneceu e foi autor de grandes defesas, mesmo no sacrifício. Nesta quarta, deve ser substituído por seu reserva imediato, Gabriel Félix, oriundo da base cruz-maltina. Após empréstimo ao Fortaleza na temporada passada, esta será a primeira chance do goleiro de 24 anos em 2019.
Castan, por sua vez, retomou o tratamento da lesão na coxa esquerda que já o havia tirado de algumas partidas na reta final do Estadual. O zagueiro trabalhou forte para estar em campo no último domingo, no Nilton Santos, mas hoje não enfrentará o Santos. Quem deve ganhar a vaga é o jovem Ricardo Graça, opção de Valentim quando o titular esteve fora.
Vasco e Santos se enfrentaram apenas uma vez na Copa do Brasil, em 2016. Naquela vez, o time paulista levou a melhor, com vitória por 3 a 1 no jogo de ida, na Vila Belmiro, e empate em 2 a 2 em São Januário. A partida é a chance de Alberto Valentim melhorar sua imagem perante à torcida. O técnico é alvo de críticas crescentes desde o primeiro jogo contra o Avaí, que se agravaram no último domingo, após a derrota de 2 a 0 para o Flamengo.
Adversário da noite, o Santos é uma das sensações da temporada. Na Copa do Brasil, o time de Jorge Sampaoli fez 14 gols e levou apenas dois em quatro jogos.