Futebol

Vasco terá pela frente adversários com 48% de aproveitamento de pontos

Faltam sete rodadas para acabar o Brasileirão, mais três jogos adiados, e esta reta final promete ser inesquecível. Dos três times em luta direta pelo título, o líder Botafogo enfrentará adversários com maior aproveitamento de pontos no returno quando considerada a condição de mando de cada partida. Em média, os adversários do Botafogo conquistaram 52% dos pontos disputados.

O Botafogo será mandante contra Grêmio (33% de aproveitamento quando visitante no returno), Santos (48%) e Cruzeiro (39%). E será visitante contra Vasco (72% de aproveitamento quando mandante), Bragantino (80%), Fortaleza (83%), Coritiba (17%) e Internacional (48%).

Curiosamente, e para potencializar todas as emoções envolvidas, o Palmeiras é o segundo time que enfrentará adversários que até aqui neste segundo turno conquistaram o menor percentual de pontos. Em média, os adversários do Palmeiras ficaram com 39% dos pontos disputados no returno.

O Palmeiras receberá Athletico-PR (44% de aproveitamento quando visitante), Internacional (33%), América-MG (19%) e Fluminense (6%). E será visitante contra Flamengo (47%), Fortaleza (83%) e Cruzeiro (40%).

O caminho mais difícil

O São Paulo já conquistou a Copa do Brasil, já está garantido na Libertadores 2024, mas no Brasileirão ainda não está 100% garantido na Série A do ano que vem. Felizmente para sua torcida, uma vitória nos próximos sete jogos será suficiente.

É um projeto bem realizado pouco depender dos resultados finais porque a configuração do campeonato indica que o São Paulo vai enfrentar os adversários de maior grau de dificuldade entre todos os 20 times da Série A se considerado o aproveitamento médio de cada um no segundo turno em casa e fora.

O São Paulo fará três jogos em casa e quatro fora: receberá Bragantino (61% de aproveitamento quando visitante), Cuiabá (40%) e Flamengo (61%); e será visitante contra Fluminense (72% de aproveitamento quando mandante no segundo turno), Santos (60%), Bahia (72%) e Atlético-MG (71%).

Grau de dificuldade dos adversários pelo aproveitamento de pontos no returno considerando as campanhas quando visitantes ou mandantes após a rodada 31 — Foto: Espião Estatístico

Na luta pela permanência

Hoje, Goiás, Vasco, Cruzeiro, Santos e Bahia estão em luta direta para se afastar de duas vagas do horizonte de eventos do Z-4 que leva para a Série B porque apenas cinco pontos os separam na classificação.

Deles, o Goiás é mais mal colocado no momento, com 32 pontos, e também o que enfrentará os adversários de maior dificuldade, que conquistaram em média 51% dos pontos. Depois dele, o Vasco completa o Z-4, com 34 pontos, e terá pela frente adversários com 48% de aproveitamento de pontos.

Espião Estatístico

Bahia, Cruzeiro e Santos estão com 37 pontos, três a mais que o Vasco. Deles, o Bahia é que terá adversários em tese mais difíceis, com aproveitamento de 48% dos pontos. Os adversários do Cruzeiro têm aproveitamento de 40%, e o Santos é que terá pela frente adversários que conquistaram o menor percentual de pontos: 30%.

Foto: Foto: Espião Estatístico

Desempenho pelos níveis de ameaça

Na luta pelo título, o Palmeiras se destaca quando os desempenhos ofensivos e defensivos são analisados pela métrica de xG, que dá pesos diferentes para cada finalização feita ou sofrida de acordo com suas características, como distância entre a bola e o gol, ângulo entre eles, número de adversários à frente da bola, se a jogada é aérea ou rasteira, se é um contra-ataque, entre outras características.

Por esse conceito, como mostra o gráfico abaixo, o Palmeiras se destaca porque cria alto nível de ameaça no ataque (e por isso aparece em um ponto alto), assim como o Bragantino, que cria ainda mais, com a vantagem de permitir aos adversários a criação de pouco nível de ameaça, e por isso o Palmeiras está muito mais à esquerda do que o Bragantino. O Athetico-PR é o time que menos permite a adversários criar ameaças.

Já o Botafogo está bem ali no meio, quase com o campeonato todo orbitando a seu redor. criando e sofrendo um nível médio de ameaças.

No gráfico abaixo, quem aparece mais à direita tem sua defesa mais ameaçada, como o Coritiba, e quando mais abaixo, menos seu ataque está criando ameaças, como ocorre com o Cruzeiro.

Quanto mais para o alto, maior o nível de ameaça no ataque, quanto mais embaixo, menor; quando mais à direita, mais a defesa sofre, quando mais à esquerda, menos a defesa sofre — Foto: Bruno Imaizumi/Espião Estatístico

Fonte: ge
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (40,35%)
Empates 17 (29,82%)
Derrotas 17 (29,82%)
Total 57
Gols
Marcados 75 (51,02%)
Sofrido 72 (48,98%)
Total 147
Saldo 3
Cartões
Amarelos 146 (91,82%)
Vermelhos 13 (8,18%)
Total 159