Não será fácil a vida de Vanderlei Luxemburgo nesta reta final de Brasileirão. Com a goleada por 4 a 1 para o Bragantino, na quarta-feira, o Cruz-Maltino voltou a flertar com a zona de rebaixamento, e terá de secar o Fortaleza, nesta quinta, para não voltar às quatro últimas posições.
O Leão recebe o Santos, no Castelão, às 19h. Com 32 pontos, a equipe de Enderson Moreira precisa apenas de um empate para sair do Z-4 e derrubar o Vasco, que tem a mesma pontuação, para a 17ª colocação.
Além do péssimo resultado em Bragança Paulista, o Vasco viu adversários diretos na luta contra a queda pontuarem. O Bahia venceu o Athletico (1 a 0), igualou os 32 pontos e foi a 15º. Já o Coritiba, 18º com 26 pontos, arrancou um empate com o Fluminense no Couto Pereira e se manteve vivo, ainda que distante, na briga para ficar na Série A.
Além do Fortaleza, outro adversário direto dos cariocas entra em campo esta noite: o Sport visita o Corinthians, em São Paulo, a partir das 21h. Com os mesmos 32 pontos do Vasco, a equipe de Jair Ventura pode abrir distância se pontuar.
Hoje, o Vasco tem 32,9% de chances de queda, segundo cálculos do Departamento de Matemática e Estatísiica da UFMG. O Cruz-Maltino tem um jogo a menos na tabela em relação a seus adversários.