Ilmo. Sr. Presidente Carlos Roberto Dinamite de Oliveira,
Na noite de ontem, a entidade maior de nosso esporte de maior apelo popular em nosso país- a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mais uma vez, em uma atitude de ignorância ou aparente desconhecimento dos direitos de mando de campo a quem, realmente, possui um estádio de futebol para abrigar aos seus jogos profissionais, marcou a partida Vasco da Gama vs Botafogo datada para 13 de novembro de 2011 para o Estádio Olímpico João Havelange, vulgo Engenhão.
É de conhecimento de todos que Vasco da Gama é um dos clubes que estão na disputa pelo título brasileiro de 2011 o que significa, para nós vascaínos, a conquista de um pentacampeonato brasileiro de forma legítima sem contestações, sem anulações de jogos conforme outrora ocorrido no ano de 2005, sem precisar resgatar torneios brasileiros de quatro, cinco jogos ocorridos no passado para dar de presente aos clubes ao final de 2010, muito mais por razões de interesses políticos do que por puro merecimento dos mesmos. É de conhecimento, além disso, de que o Clube de Regatas Vasco da Gama ainda paga, de certa forma, por atitudes autoritárias e de enfrentamento de ex-dirigentes em seu passado recente, não somente contra a mesma entidade, como também, contra os poderes maiores que comandam as ações desse país leia-se: a rede detentora da maior mídia de comunicação e terceira maior do mundo, que compra e paga há tempos os direitos televisivos de transmissão do esporte. Portanto, motivos políticos não faltam para que tenhamos nossas vontades relegadas às vontades de outros clubes ou de outras entidades, o que não se pode afirmar com veemência, no entanto e pelo menos nesse momento, que seja esse o caso.
Ainda assim, Sr. Presidente, é de meu conhecimento, através dos apresentadores e participantes do programa de rádio Só dá Vasco veiculado no dia de ontem, 17/10/2011, de que o Sr. ou uma das pessoas autorizadas pelo Sr., ao início do ano, assinou um protocolo de acordo de que os clássicos cariocas fossem disputados em tal praça de desportos calendarizada pela CBF e confirmada pela mesma entidade na noite de ontem. Por isso, o Sr. deveria ter a consciência de que, apesar dos aparentes esforços que pessoas de sua gestão fazem para que nosso estádio, São Januário, tivesse condições de abrigar aos clássicos cariocas, dificilmente conseguiríamos ter sucesso em tal empreitada devido à essa atitude que ignora, não somente a parte técnica do futebol, como também a história de nosso glorioso estádio de São Januário, outrora o maior estádio de um clube brasileiro e que, com certeza, o que possui a história mais bonita dentre todos, tal como é o seu clube proprietário o Clube de Regatas Vasco da Gama.
Mediante tais fatos relatados, Sr. Presidente e demais gestores do clube, espero que os senhores tenham a consciência de que precisam, já a partir de hoje, não medirem esforços e brigarem para que a liberação plena das condições de jogo em nosso estádio sejam concebidas e, em posse dessa liberação, exigirem da CBF que o regulamento seja cumprido e que o nosso mando de campo seja respeitado, por razões técnicas e de direito de um clube que possui estádio de futebol. Do contrário, tal como nos campeonatos brasileiros de 2008 e 2010, estaremos respeitando somente o mando de campo do Botafogo de Futebol e Regatas, que jogou as partidas de seu mando de campo no Estádio Engenhão, e desrespeitando o nosso próprio mando de campo, pois nessas ocasiões citadas, as partidas com nosso direito de mandante foram disputadas no Estádio Maracanã, e não no nosso estádio, conforme deveria ser desde aquela época.
Por fim, espero, também, que os senhores assumam a responsabilidade perante todos os poderes do clube, frentes políticas e, acima de tudo, à sua imensa e apaixonada torcida, de qualquer prejuízo técnico que possamos vir a ter em decorrência das atitudes de possíveis faltas de luta e de vontade em tentar se reverter uma injustiça que, mais uma vez, estarão prestes a realizar contra a nação cruzmaltina.
Cordialmente,
Cristiano Mariotti
Sócio-Geral do Clube de Regatas Vasco da Gama
Observação sobre a parte em negrito: \"Eu apenas escrevi baseado no que foi veiculado no Programa \"Só dá Vasco\" de ontem. Portanto, não fui somente eu que escutei isso, mas todos os ouvintes do programa.\"