Clube é o que menos finalizou no Brasileirão e enfrenta o São Paulo, campeão em chutes a gol. Ainda assim, Renato troca o 3-6-1 pelo 4-4-2.
O time que mais finalizou no Campeonato Brasileiro até agora e o que menos chutou a gol, de acordo com o Datafolha, se enfrentam nesta quarta-feira. São Paulo e Vasco jogam no Morumbi, pela 27ª rodada. Contrariando a lógica e a formação tática das últimas partidas, porém, o Gigante da Colina entra em campo mais ofensivo.
Com a escalação do atacante Leandro Amaral confirmada pelo técnico Renato Gaúcho, na última segunda-feira, Jean não vai mais ficar isolado na frente. Assim, o esquema 3-6-1, que vinha sendo utilizado pelo treinador, deve ceder espaço ao 4-4-2. Renato chegou a usar esta formação em algumas partidas no início da competição.
A expectativa é que a mudança tática resolva a deficiência de finalizações do time cruzmaltino. Segundo dados estatísticos divulgados pelo instituto de pesquisa, o time cruzmaltino é o que menos chuta em direção à meta adversária, com a discreta média de 11,5 vezes por jogo. O adversário de quarta, em contrapartida, é quem mais finaliza: 16,7 chutes.
A ausência de conclusões pode ser explicada pelo restrito número de passes para finalizações. O Vasco é o penúltimo colocado, com apenas 1,8 assistência por jogo. Pior que ele está somente o São Caetano (18º colocado na tabela de classificação), com 1,5 passes. Quem mais assiste seus jogadores de ataque é o Cruzeiro, com 3,6.
E os problemas da equipe vascaína não param por aí. A defesa também apresenta números alarmantes. No ranking de finalizações sofridas, o clube de São Januário é o segundo, com 16,3 chutes em direção ao seu gol, empatado com a Ponte Preta (que está em 17º lugar na tabela de classificação e integra a zona de rebaixamento).
Neste quesito, o Vasco fica a frente apenas do lanterna Santa Cruz, cuja média é 17,4. Enquanto isso, na outra ponta do ranking está o Grêmio, que tem permitido cerca de 9,9 chutes por partida.
A dificuldade em chegar à meta dos rivais se reflete no número de gols do Gigante da Colina na competição. Nas 26 partidas do campeonato até o momento, o time de Renato Gaúcho balançou as redes apenas 33 vezes, ficando na modesta 14ª colocação entre as 20 equipes que disputam o torneio.
O adversário desta quarta é o segundo que mais somou tentos: foram 41 gols marcados. O campeão neste quesito é novamente o Grêmio, com 45 finalizações bem-sucedidas.