O Vasco sediou na manhã da última sexta-feira (03/07), a cerimônia de abertura dos XVIII Jogos Estudantis da 1ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), do Rio de Janeiro. A festa contou com a participação de 200 alunos de 20 escolas da região de São Cristóvão, Centro, Mangueira, Benfica, entre outras, além da equipe da 1ª CRE e do vice-presidente de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social do Vasco, José Pinto Monteiro. Além da abertura, o clube vai sediar partidas de futsal, handebol e basquete até o mês de agosto.
O ato teve desfile das equipes de cada escola, tocha e pira olímpica acesa pelo aluno Leonardo Moura, da EM Cardeal Leme (Benfica) e juramento, feito por uma aluna da EM Pedro Bruno, (Paquetá), cujos alunos-atletas acordam cedo para viajar nas primeiras barcas que partem da ilha rumo à Praça XV.
Eu me emocionei muito durante a cerimônia, pois além de ser vascaína, vivi nessa casa durante muitos anos, afirmou Marize Peixoto, da equipe da gerência de educação da 1ª CRE. Filha do Grande Benemérito Darcy Peixoto, Marize recordou os grandes momentos que passou em São Januário e do legado do pai, ex-diretor de futebol amador. Papai ainda hoje acompanha bem de perto o clube e não perde um jogo, diz.
Os Jogos Estudantis da Secretaria Municipal de Educação são um grande evento que envolvem 346 escolas da Prefeitura do Rio e terminam somente em novembro. Entre as modalidades, também estão vôlei, tênis de mesa, atletismo e xadrez, em quatro categorias.