Imprensa

'Vasco vê queda de rendimento na etapa final virar seu maior ponto fraco'

Filme ruim ninguém gosta de assistir de novo. Mas os vascaínos não escaparam. No primeiro jogo do clube com torcida no ano, 309 cruz-maltinos (de um total de 1 mil ingressos postos à venda) pagaram para apoiar o time contra o Cruzeiro, em São Januário. E, assim como já havia ocorrido contra o CRB, na última quinta, a equipe acabou cedendo um empate nos acréscimos e desperdiçou uma vitória que já parecia assegurada.

É mais uma chance de se aproximar do G4 da Série B que escapa por entre os dedos. Com o empate, o Vasco chegou aos 34 pontos e está a sete do CRB, quarto colocado. Mas o jogo deste domingo foi apenas o primeiro da rodada, que terá sequência dirante a semana. Ou seja: a distância entre os cruz-maltinos e a zona de acesso pode se tornar ainda maior. O próximo jogo será na sexta, contra o Brusque, fora de casa.

Para o Cruzeiro, embora o empate no fim tenha trazido alívio, o resultado também não foi positivo.  Com 31 pontos, está a dez do G4 e sete à frente do Z4. Vai ter que secar os rivais de cima e de baixo na tabela nos próximos dias. No domingo que vem, recebe o CSA, em Belo Horizonte.

Foi possível notar que Vasco tentou jogar diferente do que no empate contra o CRB, na última quinta. E mostrou uma organização ainda maior. Os jogadores procuraram dar passes mais verticalizados, de forma a avançar com mais rapidez. O excesso de toques no centro do campo, muito comum nos times de Fernando Diniz, não foi visto em São Januário.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

Outra novidade bem-vinda foi a exploração da linha de fundo, dando mais profundidade. Os cruz-maltinos deixaram de centralizar tanto suas jogadas e atacaram pelos lados. Foi assim que saíram as melhores chances da equipe. Como o gol de Nenê. Aos 44, Morato (o melhor da equipe neste domingo) fez boa jogada pela direita e cruzou para Cano desviar na trave. No rebote, o camisa 77 não perdoou.

O Cruzeiro praticamente assistiu aos donos da casa no primeiro tempo: foram quatro finalizações contra apenas uma. Foi o custo da aposta errada em deslocar Thiago, centroavante de oficio, para a esquerda, onde precisou ajudar na marcação. Quando voltou para o posicionamento mais adiantado, teve a melhor chance da equipe mineira: aos 34, a bola passou bem rente ao gol em chute cruzado dele na saída de Vanderlei.

Defensivamente, Diniz não fez mudanças. A marcação seguiu mais adiantada, atrapalhando bastante a saída de bola cruzeirense. Os vascaínos só não foram para o intervalo com uma vantagem maior por causa de Fábio, que defendeu duas finalizações perigosas de Morato. Foi disparado o melhor jogador da partida.

Um problema do empate em Maceió se manteve: a queda brusca de rendimento na etapa final. E aí fica um alerta para este restante de temporada. Afinal, este desequilíbrio já custou quatro pontos nos últimos seis disputados.

O Cruzeiro adiantou sua marcação e impôs uma pressão que os vascaínos não tiveram força para escapar. Embora o cansaço fosse nítido, Fernando Diniz demorou demais para fazer as substituições. Ainda assim, o time mineiro teve mais volume do que chances, pois errou demais no último passe e ainda abusou de escolhas equivocadas.

Esgotados fisicamente, os vascaínos esperaram pelo contra-ataque. Chegaram a marcar mais um, com Daniel Amorim, anulado pela arbitragem. Até que, aos 49, uma cobrança de escanteio foi parar nos pés de Ramon, que, livre dentro da área, empatou para os mineiros. E, mais uma vez, o filme do Vasco que começa bem, mas cede o empate no fim se repetiu.

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 05/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Juventude Juventude 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 16/10/2024 às 21h45
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbi
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (40,38%)
Empates 16 (30,77%)
Derrotas 15 (28,85%)
Total 52
Gols
Marcados 70 (52,63%)
Sofrido 63 (47,37%)
Total 133
Saldo 7
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147