A melhor de cinco partidas se transformou em três! Com exibições seguras, o Vasco mostrou sua força no basquete e garantiu a vaga para a decisão da Liga Ouro. O adversário será o Campo Mourão (PR), que terminou a primeira fase na liderança. Na noite desta sexta-feira (20/05), o Almirante manteve o ritmo e venceu o Ginástico por 100 x 96. O jogo foi disputado no Ginásio Olympico Club, em Belo Horizonte, após o Cruzmaltino derrotar o rival nos dois primeiros encontros, em São Januário.
Os dois quartos iniciais foram com o Vasco melhor em quadra e abrindo vantagem no marcador, apesar do começo equilibrado. O primeiro período terminou em 28 a 21 para o Cruzmaltino e o segundo fechou com o placar de 49 a 38 a favor do Vasco. Dámian Palacios, como de costume, acertou duas bolas de três ainda no primeiro quarto, ajudando para que o placar fosse parcialmente de vitória para o Gigante. Márcio também teve boa atuação na etapa inicial, marcando nove pontos para o Almirante.
Precisando da vitória a todo custo, a equipe mandante se lançou ao ataque e foi diminuindo a distância na pontuação. Fred, atleta do time mineiro, acertou praticamente todas as bolas que arremessou e aproximou o Ginástico no placar. No último período, a vantagem chegou a ficar de dois pontos apenas, restando cinco minutos para o término da partida. Depois, o empate ocorreu (92 a 92) e deixou a partida tensa. Com muita emoção, mas contando com a experiência de todo o elenco, o Gigante do Basquete venceu por 100 a 96 e se garantiu na final de Liga Ouro. Márcio terminou como o cestinha do jogo, com 19 pontos.
A decisão também será uma melhor de cinco. As datas dos quatro primeiros jogos já foram divulgadas, mas podem sofrer alterações. Por ter terminado com campanha melhor que a do Vasco, a equipe parananes joga os dois primeiros jogos em casa.
Confira as datas da decisão da Liga Ouro:
Jogo 1 - 30/05 - Campo Mourão, Paraná
Jogo 2 - 01/06 - Campo Mourão, Paraná
Jogo 3 - 05/06 - Rio de Janeiro
Jogo 4 - 07/06 - Rio de Janeiro
Jogaram e pontuaram:
Márcio: 19 pontos
Palacios: 14 pontos
Hélio: 13 pontos
Drudi: 13 pontos
Robby Collum: 12 pontos
Gaúcho: 9 pontos
Jeff: 8 pontos
Marcellus: 6 pontos
Érick: 6 pontos
Douglas Nunes: 0 pontos
Bruninho: 0 pontos