Belo Horizonte - Em duelo atrasado válido pela 15ª rodada do Brasileirão, envolvendo briga direta contra o rebaixamento, na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Vasco deu mais um sinal de que está muito vivo na temporada. Com gol marcado aos 45 minutos do segundo tempo pelo volante Jair, o Cruz-Maltino venceu o América-MG pelo placar de 1 a 0 e deixou a zona de rebaixamento em meio à arrancada sob o comando de Ramón Díaz com os novos reforços.
Com a terceira vitória consecutiva, o Cruz-Maltino foi a 26 pontos, ultrapassou Santos, Bahia e Goiás, e pulou para a 15ª colocação. O próximo adversário é o próprio Santos, no domingo (1/10), às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, em mais um confronto direto na parte inferior da tabela.
O jogo
Embalado após a goleada por 5 a 1 aplicada no Coritiba, o Vasco não conseguiu repetir o nível de atuação dos últimos jogos e sofreu bastante no primeiro tempo. O América-MG, também desesperado na luta contra o descenso, foi quem deu as cartas no Independência.
A primeira parte do jogo terminou com 12 a 0 para o Coelho no número de finalizações. Dentre elas, uma na trave e outras quatro que obrigaram o goleiro Léo Jardim a fazer grandes defesas. Quando teve a bola, o Vasco se atrapalhou e pouco coneguiu criar no terço final.
Nos últimos movimentos antes do intervalo, um lance mudou o contexto do jogo. Em jogada morta no lado direito, o zagueiro Iago Maidana, do América, acertou uma cotovelada no centroavante argentino Vegetti. O árbitro Ramón Abatti Abel (Fifa/SC) foi chamado pelo VAR, analisou o lance no monitor e expulsou o jogador da equipe mineira.
Controle total
Como esperado, o Cruz-Maltino voltou dominando o duelo com um jogador a mais no gramado. Ramón Díaz promoveu alteraçoes para dar mais profundidade ao time e ocupar a área, e o América-MG abaixou suas linhas optando por comportamento mais defensivo.
Pelo lado direito, Gabriel Pec criou as principais oportunidades logo no recomeço do jogo com finalizações travadas e cruzamentos buscando as referências no meio da zaga mineira. Vegetti, principal peça do ataque, acertou a trave direita de Matheus Cavichioli no melhor momento do Vasco na partida.
Já na reta final, com o Coelho se defendendo como podia, o Vasco balançou a rede. Aos 45 minutos, Pec fez jogada pela esquerda e foi derrubado na entrada da área. Paulinho cruzou na primeira trave e Jair se antecipou à marcação, desviando no canto contrário de Cavichioli com um golaço de calcanhar. Foi o último grande lance de uma partida movimentada, que tirou o Vasco da degola e deu oxigênio para o restante da temporada.