A equipe máster de remo do Vasco segue com ótimos resultados. Após conquistar antecipadamente o bicampeonato Estadual consecutivo (2013-14), os experientes cruz-maltinos conquistaram neste final de semana o Campeonato Brasileiro, que foi disputado em Brasília/DF (no lago Paranoá). As conquistas vieram sobre o comando do treinador Alexandre Carvalho Rosa, o Alexandre “Lavadeira”. O Vasco é bicampeão da competição, que já havia conquistado em 2012.
Em meio à enorme crise do Vasco em seu esporte-fundador nos últimos anos, o grupo máster, com muita valentia, segue seu trabalho para ratificar as tradições vascaínas no remo. Além dos ótimos resultados na água, eles também contribuem intensamente no cotidiano, seja em termos financeiros, com cotização mensal e compra de diversos materiais para a garagem (como remoergômetros), seja nos ensinamentos e no apoio aos jovens atletas das categorias de base, que convivem com atrasos no pagamentos das ajudas de custo da ordem de oito meses.
Na água, o Vasco ficou à frente de dois clubes também tradicionais no futebol: Corinthians/SP e Clube do Remo/PA ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.
A Confederação Brasileira de Remo (CBR) divulgará em breve o relatório com todos os resultados da competição, que reuniu cerca de trezentos atletas com idade entre 27 e 85 anos. Após ser campeão em 2012 (em Recife/PE), o Vasco ficou em terceiro lugar na edição do ano passado, disputada na Bahia.
Que as conquistas do grupo máster, que são um alento em meio ao caos, sirvam como exemplo para o processo de reestruturação do remo cruz-maltino a ser efetuado pela próxima diretoria do clube, que herdará um situação calamitosa do Vasco em seu esporte-fundador.