Futebol

Vasco venceu Grêmio no Olímpico na campanha do título BR em 2000

A quinta rodada do Campeonato Brasileiro promete muitas emoções para os torcedores. Além do clássico Flamengo x Botafogo, o fim de semana terá duelos com muita história como Grêmio x Vasco e Fluminense x Bahia.

Botafogo e Flamengo disputam o duelo de maior rivalidade da rodada. E repleto de jogos marcantes pelo Campeonato Brasileiro. Em 1981, o Fla era o atual detentor do título brasileiro e seria campeão carioca, da Libertadores e Mundial naquele ano. Mas ficou sem o troféu do Nacional. Por causa do Alvinegro, que eliminou o Rubro-Negro nas quartas de final. Após um empate sem gols no primeiro jogo, o Fla saiu na frente na segunda partida, em 19 de abril, com um gol de Zico, desviando sem querer um chute de Adílio. Mas o Bota foi buscar a virada. Mendonça foi o destaque da partida, dando o passe para Jérson marcar um e fazendo dois gols. O último após aplicar um lindo drible em Júnior.

Em 1992, os dois clubes se reencontraram. Na decisão do Brasileiro. O Botafogo era considerado o favorito por ter feito uma campanha superior. Mas o Flamengo praticamente assegurou a taça no primeiro jogo, em 7 de dezembro, com uma vitória imponente: 3 a 0. Gols de Júnior, Nélio e Gaúcho. Todos na etapa inicial. Na finalíssima, o empate em 2 a 2 foi suficiente para o Rubro-Negro.

Já Fluminense e Bahia se encontraram em uma semifinal de Brasileirão. Em 12 de fevereiro de 89, em partida válida pelo Nacional de 88, os Tricolores duelaram na Fonte Nova, após um empate sem gols no Maracanã. E o time de Bobô e companhia levou a melhor. O Flu saiu na frente, abrindo o placar com Washington. Mas o capitão Bobô empatou para o time da casa, de cabeça, ainda no primeiro tempo. E participou da jogada que originou o gol da vitória, marcado por Gil. O Bahia foi para a final e derrotou o Inter, conquistando o título brasileiro.

E na última vez em que os tricolores se enfrentaram na Série A no Rio de Janeiro, coube a um atual jogador do Bahia decidir a partida a favor do Fluminense: Carlos Alberto, revelado nas categorias de base do Flu, fez o gol do triunfo por 1 a 0 em 6 de julho, em cobrança de pênalti.

No domingo, o Olímpico recebe Grêmio x Vasco. Um palco em que os clubes já fizeram jogos emocionantes. Em 16 de novembro de 2000, o Vasco foi a Porto Alegre e mostrou porque seria campeão nacional naquele ano. Um gol do lateral Jorginho garantiu o triunfo do time carioca (1 a 0). Em um duelo que colocou frente a frente Ronaldinho e Juninho Pernambucano. O camisa 10 do Grêmio deu muito trabalho ao goleiro Élton. E o Reizinho de São Januário chegou a carimbar o travessão do goleiro Eduardo Martini em uma cobrança de falta ensaiada.

Três anos depois, as equipes se reencontraram no estádio gremista. Ronaldinho e Juninho não estavam mais no futebol brasileiro. E o destaque da partida do dia 22 de novembro de 2003 foi outro jogador que representaria o Brasil na Copa de 2006: o lateral-esquerdo Gilberto, autor de dois gols da vitória do Tricolor Gaúcho por 4 a 3. Cláudio Pitbull e Élton também marcaram para o Grêmio. Edmundo, Morais e Vítor Boleta fizeram para o Vasco.

Fonte: Blog Memória do Futebol -ge
  • Quarta-feira, 16/10/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 0
    São Paulo São Paulo 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbi
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147