Competição mais tradicional do futebol brasileiro, os campeonatos estaduais abrem a temporada recheados de rivalidade, história e também jejuns. Incluindo um caso que resiste ao tempo e chega a ser centenário.
O ge fez o levantamento do período de espera por títulos nos 13 estaduais que contam com pelo menos um representante nas Série A e B do Campeonato Brasileiro, considerando apenas os clubes que disputarão as respectivas competições em 2025.
Fila com algumas equipes de peso, como Santos, Vasco, Internacional, América-MG, Santa Cruz e Vila Nova. Confira abaixo.
Campeonato Paulista
De volta à Série A, o Santos tem como primeira missão em 2025 voltar a conquistar o Paulistão. Meta que bateu na trave no ano passado, quando perdeu a final para o Palmeiras, que se sagrou tricampeão.
Assim, o Peixe já acumula oito anos desde que levantou a taça do principal estadual do País pela última vez, em 2016, conquistando seu 22º Paulistão.
Porém, entre os clubes que irão disputar a edição de 2025, três possuem jejum (bem) maiores que o do Santos. O Bragantino conquistou sua única taça em 1990, a Inter de Limeira, em 1986, e a Portuguesa festejou seu último estadual há 51 anos, em 1973, e de forma dividida com o Santos.
A fila no Campeonato Paulista
Campeonato Carioca
No Rio de Janeiro, entre os grandes, o Vasco é o que está há mais tempo sem levantar a taça. Seu último título carioca foi também há oito anos, em 2016, quando derrotou o Botafogo na decisão.
O clube de São Januário ainda é entre as principais forças do estado a que está há mais tempo sem chegar pelo menos a uma final. A última foi em 2019, quando perdeu o campeonato para o Flamengo.
Porém, entre os clubes que disputarão o Cariocão em 2025, a maior seca de títulos é do Bangu, que foi campeão pela última vez em 1966, um hiato de 58 anos.
Desde então, o clube do subúrbio carioca foi vice duas vezes, em 1967 (perdendo o bicampeonato) e em 1985, em uma final polêmica contra o Fluminense.
A fila no Campeonato Carioca
Campeonato Gaúcho
Outro grande clube do País a amargar um jejum de oito anos sem títulos estaduais é o Internacional. O que, em se tratando de uma competição historicamente polarizada com o rival Grêmio, tem um peso ainda maior.
A fila começou com a derrota na final de 2017 (e a perda do heptacampeonato) para a surpresa Novo Hamburgo. Desde então os colorados vêm assistindo o Grêmio enfileirar títulos do Gauchão, chegando a sete seguidos. Ameaçando assim, em 2025, o inédito octa conquistado pelo próprio Inter entre 1969 e 1976.
Porém, em um estado polarizado, é natural que o Campeonato Gaúcho reúna equipes com enormes hiatos de títulos. Para se ter uma ideia, dos times que disputarão a competição deste ano, além da já citada fila do Internacional, o que possui o "menor" tempo de espera por um novo título é o Caxias, campeão pela última (e única) vez em 2000.
Assim, o Rio Grande do Sul possui também os maiores jejuns de títulos estaduais entre os clubes em atividade em 2025. Com o Guarany de Bagé na seca há 86 anos, o Pelotas há 94 e o Brasil de Pelotas com um jejum centenário de 105 anos.
A fila no Campeonato Gaúcho
Campeonato Mineiro
A maldição do jejum de oito anos sem estaduais também atinge o Campeonato Mineiro, onde o América é mais um a ter levantado sua última taça local em 2016, na ocasião derrotando o Atlético.
Por falar em Galo, o clube tentará em 2025 o seu hexacampeonato, o que significa que o Cruzeiro já está há cinco anos sem levar o troféu para a Toca da Raposa.
Das equipes que disputarão a nova edição do Campeonato Mineiro, a maior fila pertence ao Villa Nova, maior campeão do interior, com cinco títulos, mas que não termina no topo desde 1951, há 73 anos.
A fila no Campeonato Mineiro
Campeonato Pernambucano
Fechando a "maldição" dos oito anos de jejum está o Santa Cruz, que levantou o título do Campeonato Pernambucano pela última vez em 2016.
O Tricolor, que naquela temporada estava na Série A do Campeonato Brasileiro, sofreu uma enorme decadência desde então, chegando a ficar sem divisão nacional em 2024. Em 2025, o clube voltará a disputar a Série D.
Nesses oito anos, o Santa Cruz só voltou a decidir o Estadual apenas uma vez, em 2020, quando perdeu o título para o Salgueiro (único campeão do interior), nos pênaltis. Na ocasião, os corais amargaram um inédito vice-campeonato invicto.
A fila no Campeonato Pernambucano
Campeonato Baiano
No Baianão, o Vitória voltou a ser campeão em 2024, interrompendo uma fila de seis anos sem conquistas. Assim, entre os grandes, não há um longo jejum de títulos (o Bahia foi campeão pela última vez em 2023).
Entre os participantes da edição 2025, o que está há mais tempo sem levantar a taça é o Colo-Colo de Ilhéus, que conquistou seu único título em 2006, vencendo a final contra o Vitória e impedindo o Rubro-negro de se sagrar pentacampeão na ocasião.
A fila no Campeonato Baiano
Campeonato Cearense
É outro estadual onde não nenhum grande na seca. Até porque desde 1996, ou Ceara ou Fortaleza ficam com o título. Até por isso, o Campeonato Cearense passou a ser conhecido popularmente como "Manjadinho".
O último clube a quebrar a hegemonia de alvinegros e tricolores foi o Ferroviário, que levantou sua última taça em 1995, sagrando-se, na ocasião, bicampeão.
A fila no Campeonato Cearense
Campeonato Goiano
O Campeonato Goiano é o que possui o time tradicional há mais tempo sem conquistar um troféu. No caso, o Vila Nova que já amarga 19 anos desde a sua última conquista estadual, em 2005. Desde então, o Tigre foi vice três vezes.
A última no estadual de 2024, quando perdeu a final para o Atlético-GO.
Maior campeão do estado, o Goiás também já acumula um jejum incômodo, já que foi campeão pela última vez há seis anos, quando faturou seu 28º título em uma decisão contra a Aparecidense.
Campeonato Catarinense
Quem também já acumula seis anos sem vencer o respectivo estadual é o Figueirense, que conquistou o Campeonato Catarinense pela última vez também em 2018.
O estado, por sinal, vem acompanhando uma alta rotatividade de campeões desde então, com Chapecoense, Avaí, Brusque e Criciúma (atual bicampeão) se revezando nas voltas olímpicas.
Entre os clubes que irão disputar a próxima edição do Catarinense, completam a lista dos times que estão na fila o Joinville, campeão pela última vez em 2001 e o Hercílio Luz, que não conquista um estadual desde 1958.
A fila no Campeonato Catarinense
As filas de títulos em outros estaduais
Campeonato Paraense
Campeonato Alagoano
Campeonato Mato-grossense
Campeonato Amazonense