Por André Schmidt
A amizade entre as torcidas não é o único sentimento que une esses dois clubes. Alguns jogadores que atuaram pelos dois clubes se tornaram ídolos das torcidas, ou ao menos de uma delas. No próprio elenco atual do Atlético-MG, dois velhos conhecidos da torcida vascaína comandam o ataque, o sérvio Petkovic e o atacante Marques. O gringo atuou por três temporadas no Gigante da Colina, 2002/2003/2004, sempre sendo o grande astro do time. Já o atacante Marques, chegou ao clube carioca em 2003, já como ídolo do Galo, atuando inclusive ao lado de Pet. Porém, não repetiu o sucesso que teve pelo clube mineiro e acabou deixando o clube no meio da temporada.
O atacante Valdir foi um dos poucos a ter sucesso pelas duas equipes. Artilheiro nato, \"Bigode\" é ídolo dos vascaínos. Chegou ao Galo em 97 e mostrou o mesmo faro de gol, conquistando rapidamente as arquibancadas.
Outros jogadores que tiveram passagens importantes por ambos os clubes foram: o apoiador Ramón e os atacantes Euller e Guilherme, sendo o último campeão brasileiro e artilheiro do campeonato pelos atleticanos. Até mesmo Felipe, lateral esquerdo revelado pelo Vasco, chegou a ser emprestado ao clube de Minas para a disputa de uma temporada, mas não apresentou o mesmo futebol que encantou os vascaínos no final da década de 90.