Celso Roth tem histórico de ter boas largadas nos times que comanda. Contra o Flamengo, no último domingo, fez jus a fama com vitória por 1 a 0, a primeira do cruz-maltino no Brasileiro. Diante do Avaí, nesta quarta-feira, às 19h30, em São Januário, os cariocas enfrentam um time que fez estrago no ano passado na casa vascaína com a goleada por 5 a 0 - resultado que determinou pedido de demissão do técnico Adilson Batista na Série B.
Com a metade dos pontos do Avaí, o Vasco, na vice-lanterna da competição (6 pontos), põe à prova o ânimo que o técnico Celso Roth trouxe após a saída de Doriva - a segunda vitória consecutiva, somado à combinação de resultados, pode tirar o clube cruz-maltino da zona de rebaixamento. Nos últimos cinco jogos em São Januário, o time mostrou muita dificuldade de criar jogadas e teve retrospecto bem negativo - empates sem gol com Goiás, Cuiabá (pela Copa do Brasil) e 1 a 1 com o Inter, além de duas derrotas consecutivas para Ponte Preta (3 a 0) e Cruzeiro (3 a 1). A última vitória em casa foi na primeira fase da Copa do Brasil contra o Rio Branco, há quase dois meses.
Melhor visitante - ao lado do Galo - neste Brasileiro, o Avaí vai ao Rio para se recuperar da derrota em casa para o Grêmio. Nas quatro partidas que disputou fora do estádio da Ressacada, somente uma derrota, sendo que dos últimos nove pontos disputados, somou sete – com duas vitórias e um empate. Em 2014, em São Januário um resultado marcante: 5 a 0 - goleada que resultou na demissão de Adilson Batista.
Marcos Gomes da Penha, do Espírito Santo, apita o jogo, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires e Vanderson Zanotti, também do Espírito Santo. O Premiere e o PFC HD transmitem a partida, com narração de Eduardo Moreno e comentário Carlos Eduardo Lino. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.
ESCALAÇÕES
Vasco: Celso Roth não deve mudar muita coisa no time. Ele não poderá contar com o volante Serginho. A tendência é que Lucas finalmente atue como titular no meio de campo. O Vasco de Roth deve ser escalado com Charles, Madson, Rodrigo, Anderson Salles e Christiano; Guiñazú, Lucas, Julio Cesar e Jhon Cley; Riascos e Gilberto. Técnico: Celso Roth.
Avaí: o técnico Gilson Kelina tem problemas para armar a equipe. Sem poder contar com os suspensos Eltinho e Anderson Lopes, há também o desfalque de última hora do capitão da equipe, Marquinhos. Por outro lado, ele conta com a volta dos suspensos Romário e Eduardo Neto. Além disso, o volante Renan sentiu dores no tornozelo no treino da véspera e é dúvida – se não atuar, assume a posição o volante Adriano. No meio de campo, Juninho deve substituir Marquinhos e, para a linha de frente, Rômulo atuará ao lado de André Lima. O Avaí deve entrar em campo com: Vagner; Nino Paraíba, Antonio Carlos, Emerson e Romário; Renan (Adriano), Eduardo Neto, Pablo e Juninho; Rômulo e André Lima.
QUEM ESTÁ FORA
Vasco: Dagoberto, Martín Silva, Nei e Diguinho. Serginho está suspenso. Luan está na seleção Pan-americana.
Avaí: o Leão não conta com Eltinho e Anderson Lopes por conta do terceiro cartão amarelo. Marquinhos com dores no joelho foi vetado. Renan Oliveira segue no departamento médico tratando de lesão.
PENDURADOS
Vasco: Emanuel Biancucchi, Gilberto, Rafael Silva, Rodrigo e Yago.
Avaí: Emerson, Nino Paraíba e Romulo.