Vasco e Botafogo voltam a campo neste sábado para decidir o título da Taça Rio, que equivale ao quinto lugar do Campeonato Carioca. A partida está marcada para as 15h05 (de Brasília), em São Januário.
Como o Vasco venceu o jogo de ida por 1 a 0, os donos da casa ficam com o troféu mesmo se empatarem. Uma vitória do Botafogo por um gol de diferença leva a disputa para os pênaltis. Os visitantes levam a taça em caso de triunfo por dois ou mais gols de diferença.
Embora tenha a vantagem, o Vasco não dá tratamento de decisão ao jogo deste sábado. Na nota em que comunicou ausências e reforços que Marcelo Cabo terá à disposição, o clube destacou o duelo da seguinte forma: "O clássico deste final de semana é tratado como mais um importante elemento de preparação para o Campeonato Brasileiro".
Sentimento que é compartilhado pelo rival Botafogo, que vive momento mais turbulento. Em General Severiano, o jogo pode ser decisivo não pela taça, mas pela continuidade do técnico Marcelo Chamusca. O treinador está sob avaliação e corre risco. Para tentar um resultado melhor neste sábado, o técnico optou por dar sequência ao time que jogou o último clássico.
Por conta da pandemia da Covid-19, o jogo será com portões fechados para o público.
A partida será transmitida pela Record TV, pela Botafogo TV, pela Vasco TV e pelo PPV oficial da Ferj.
Marcelo Cabo não fará grandes mudanças em relação ao time que venceu no último domingo. De diferente mesmo só a zaga titular. Saem Leandro Castan (lesionado) e Miranda, e entram Ricardo Graça e Ernando, que volta a ser relacionado após um mês. Romulo é outro que figura na lista de Cabo após ficar fora de dois jogos.
O provável Vasco tem: Vanderlei, Léo Matos, Ernando, Ricardo Graça e Zeca; Andrey, Matías Galarza e Morato; Gabriel Pec, Jabá e Cano.
Desfalques: Leandro Castan (edema no músculo posterior da coxa direita), Marquinhos Gabriel (em recuperação de lesão na coxa esquerda), Bruno Gomes (poupado) e MT (em transição).
O time terá apenas uma mudança em relação aos titulares da última semana: sai Matheus Frizzo e entra Ricardinho. O jovem volante dará lugar ao concorrente mais experiente. De resto, a equipe será a mesma até porque o lateral-direito Jonathan segue fora. Ele tem desconforto muscular e continua em tratamento.
O provável Botafogo tem: Douglas Borges; Warley, Kanu, Sousa, Paulo Victor; Romildo, Ricardinho, Pedro Castro; Ronald, Marco Antonio e Rafael Navarro.
Desfalques: Gatito (edema ósseo no joelho), Jonathan (desconforto muscular) e Kayque (lesão na coxa).
Árbitro: Maurício Machado Coelho Junior
Assistente 1: Carlos Henrique Alves de Lima Filho
Assistente 2: Lilian da Silva Fernandes Bruno
Quarto árbitro: Daniel Victor Costa Silva
Quinto árbitro: Thiago Gomes Magalhães
Não há VAR na final da Taça Rio.