Imprensa

Vasco x Flamengo é marcado por provocações

Às vésperas de mais um Vasco x Flamengo, que acontece no próximo domingo, o presidente do Rubro-Negro, Marcio Braga, esquentou os ânimos para o clássico com suas declarações polêmicas. Porém, esta não será a primeira vez em que o confronto entre os eternos rivais será cercado de jogo de palavras, provocações e outras maneiras de promover o duelo. O ex-jogador Romário e o ex-presidente do Vasco Eurico Miranda são mestres na arte de incendiar uma partida antes, durante e depois que ela acontece. E temos outros exemplos também

CARIOCA DE 1978
O então zagueiro do Vasco Abel Braga deu a seguinte declaração antes da final contra o Flamengo: “É até piada o Flamengo achar que vai fazer gol de cabeça na gente”. A confiança do vascaíno tinha seus motivos. Afinal, toda a retaguarda vascaína era formada por jogadores de boa estatutra. Por ironia do destino, o gol do título rubro-negro foi marcado por Rondinelli, de cabeça, e quem estava na marcação do zagueiro rubro-negro era Roberto Dinamite.

CARIOCA DE 1991
Inspirado em “Seu Boneco”, personagem da Escolinha do Professor Raimundo, o atacante Gaúcho fez um gol de pênalti contra o Vasco, pôs a bola na barriga por baixo da camisa e foi para a galera, que era o gesto característico da personagem. O Fla venceu aquele jogo por 2 a 1.

CARIOCA DE 1995
Romário chega ao Flamengo e diz para os vascaínos levarem lenços para o Maracanã no primeiro Flamengo x Vasco, pois ele os faria chorar. Não deu outra. No dia 7 de maio de 1995, Romário fez o único gol do jogo, o da vitória rubro-negra por 1 a 0, e comemorou como quem está enxugando as lágrimas.

CARIOCA DE 2000
Final da Taça Guanabara – Durante a semana, Eurico Miranda afirmou que distribuiria chocolates para a torcida vascaína em razão da Páscoa, que seria no mesmo dia do clássico, e que o Vasco aplicaria um “chocolate” no Flamengo. Dito e feito. O Vasco goleou por 5 a 1, faturou o primeiro turno e a torcida vascaína, em alusão à promessa de Eurico, cantou: “Uh! É chocolate!”. Este mesmo jogo quase terminou em briga por conta das embaixadinhas feitas por Pedrinho quando o Vasco já goleava, o que causou a revolta dos jogadores rubro-negros.

CARIOCA DE 2004
Certo de que o Vasco seria campeão estadual, Eurico Miranda afirmou ter comprado 10 mil litros de chope para comemorar a conquista. Mal sabia ele que o Flamengo venceria por 3 a 1 (três gols de Jean) e seria campeão estadual. No fim das contas, a provocação ficou do lado da torcida rubro-negra, que cantou: “Arerê, o chope do Eurico eu vou beber!”.

BRASILEIRO DE 2005
Eurico festeja a vitória vascaína por 2 a 1 sobre o Flamengo , em São Januário, como se fosse um título. “Não importa a posição em que o Vasco esteja. Ganhar do Flamengo é sempre um título. É um campeonato à parte para mim!”

CARIOCA DE 2007
Às vésperas do Flamengo x Vasco no qual Romário tinha a chance de marcar seu milésimo gol, o goleiro Bruno falou: “Não quero tomar o gol mil. Deixa para outro goleiro esta marca!”. Romário chegou a fazer um dos gols do Vasco na vitória cruzmaltina por 3 a 0, mas foi o de no999 de sua carreira. O gol mil realmente ficou para depois.

BRASILEIRO DE 2008
O jogo será no dia 19/10 - Em mais uma declaração sem pensar, o presidente do Flamengo, Marcio Braga, afirma com todas as letras que o time do Vasco é fraco, aumentando a motivação do time de São Januário para o clássico de domingo.

Fonte: Lancenet!
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150