O Vasco recebe o Guarani neste sábado, às 16h10, no Maracanã, no duelo entre o líder e o vice-líder da Série B. Com 49 pontos, o time da casa promete partir para cima em busca de mais uma vitória. Nas contas da comissão técnica de São Januário, faltam apenas cinco triunfos para o Vasco garantir o retorno para a Primeira Divisão.
O Gigante da Colina aposta suas fichas em Elton, atacante que tem decidido as últimas partidas. Contra o São Caetano, foi dele o gol da vitória.
- A minha boa fase é fruto de muito trabalho e espero continuar ajudando o Vasco. Nosso objetivo é subir e conquistar o título da Série B o mais rapidamente possível - disse o atacante.
O técnico Dorival Júnior terá os desfalques do zagueiro Gian e o volante Nilton, ambos suspensos com três amarelos. Titi terá nova oportunidade no time titular e Mateus fará dupla na cabeça-de-área com Amaral.
A expectativa é de bom público no Maracanã. Até sexta-feira, 26.657 ingressos foram vendidos. Por outro lado, a intenção da diretoria de quebrar o recorde alcançado na partida contra o Ipatinga, quando cerca de 76 mil torcedores pagantes assistiram à goleada de 4 a 0, não deverá se concretizar.
Depois de três anos, o Guarani volta ao Maracanã e quer coroar sua boa fase com uma vitória que recolocará o clube na liderança da Série B do Brasileiro. Se ganhar, o Bugre chegará aos mesmos 49 pontos do Vasco, mas assumirá a ponta devido ao maior número de vitórias no campeonato: 15 a 14.
A principal lembrança do estádio é a data de 6 de agosto de 1978, quando o Guarani venceu o Vasco por 2 a 1, com dois gols de Zenon, e garantiu sua classificação à final do Campeonato Brasileiro daquele ano - o Bugre acabaria conquistando o título. Já o último duelo contra o clube carioca no Maraca foi disputado em 1987. E os paulistas venceram novamente, desta vez por 3 a 0, com gols de João Paulo, Evair e Barbieri.
- São boas lembranças, mas temos que pensar em fazer a nossa parte também. Vamos enfrentar um adversário motivado, que certamente partirá ao ataque empurrado por sua torcida. Mas não podemos ficar apenas na defesa. As dimensões do Maracanã permitem que nosso time saia para o jogo e vamos fazer isso - promete o técnico Oswaldo Alvarez.
Para a partida, Vadão manterá a mesma formação que venceu o Figueirense por 3 a 2, na última terça-feira, em Campinas. Os únicos desfalques serão o volante Gláuber e o atacante Caíque, que continuam lesionados. Léo Mineiro e Fabinho seguem na equipe titular.
O clima de otimismo no Brinco de Ouro não se restringe aos atletas. Empolgada com a boa fase, a torcida promete levar uma caravana com cerca de mil torcedores ao Rio de Janeiro. Os dez ônibus reservados aos torcedores que participam do programa \"sócio-torcedor\", por exemplo, já estão lotados desde a última terça-feira.
FICHA TÉCNICA:
VASCO X GUARANI
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)Data/hora: 19/9/2009 - 16h10 (de Brasília)Árbitro: Sandro Meira Richi (Aspirante Fifa-DF)Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Eremilson Xavier Macedo (DF)
VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Titi e Ramon; Amaral, Mateus, Allan e Carlos Alberto, Robinho e Elton. Técnico: Dorival Júnior.
GUARANI: Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Márcio Alemão e Eduardo; Cléber Goiano, Luciano Santos, Léo Mineiro e Walter Minhoca; Fabinho e Ricardo Xavier. Técnico: Oswaldo Alvarez.