O Vasco fez o seu dever de casa na noite desta quinta-feira, em São Januário, e venceu o Náutico por 4 a 1. Com a vitória, a equipe cruzmaltina retornou ao G-4 da competição e ultrapassou Botafogo e Palmeiras na tabela do Brasileiro, assumindo a terceira colocação com 38 pontos.
\"Mostramos que em São Januário nós jogamos muito bem. Mesmo com um jogador a menos a equipe não se abateu, lutou até o fim e conseguiu sair com a vitória\", afirmou Marcelinho, autor de dois gols na partida.
Além da vitória, o Vasco se manteve invicto em casa no campeonato. Em dez partidas, a equipe venceu nove e empatou apenas uma, com o Figueirense. De quebra, o clube assegurou a escrita de nunca ter sido derrotado pelo time pernambucano em partidas disputadas no Rio em toda a história dos confrontos.
Com mais uma derrota, o Náutico segue em situação complicada no Brasileiro. Na 17ª posição, com 20 pontos, o clube pernambucano só está à frente de América-RN e Juventude na tabela da competição.
Após um início de primeiro tempo confuso, o Vasco se acertou em campo e passou a pressionar o Náutico. Melhor na partida, o time mandante abriu o placar aos 21min, quando o argentino Darío Conca lançou Leandro Amaral, que foi derrubado na área por Onildo. Na cobrança, o próprio atacante chutou forte e marcou o seu oitavo gol no Brasileiro.
Contudo, o Vasco não manteve o mesmo ritmo e começou a dar espaços ao Náutico, que ficou com um homem a mais em campo após a expulsão do volante Andrade, aos 44min da etapa inicial.
Com um jogador a mais, o Náutico voltou melhor para o segundo tempo. Mais ofensivo, a equipe de Roberto Fernandes igualou o marcador aos 11min, com Marcelinho, que havia entrado no lugar de Everaldo no intervalo. No entanto, o seu xará vascaíno aproveitou rebote do goleiro Eduardo e recolocou o Vasco em vantagem aos 31min.
Dez minutos mais tarde, aos 41, Rubens Júnior recebeu ótimo passe de Leandro Amaral e chutou forte para marcar o terceiro do time mandante. Aos 44min, Marcelinho ainda marcou mais um e definiu a partida em São Januário.
No próximo domingo o Vasco volta a campo para enfrentar o Fluminense, às 18h10, no Maracanã. No mesmo dia e horário, o Náutico recebe o Internacional, no estádio dos Aflitos. As partidas serão válidas pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
VASCO
Silvio Luiz; Vilson, Jorge Luiz e Rubens Júnior; Wagner Diniz, Amaral, Andrade, Conca e Guilherme (Xavier); Abuda (Marcelinho) e Leandro Amaral (Alan Kardec)
Técnico: Celso Roth
NÁUTICO
Eduardo; Onildo, Toninho e Everaldo (Marcelinho); Sidny, Daniel Paulista (Tales), Elicarlos, Radamés (Fábio Saci), Geraldo e Júlio César; Ferreira
Técnico: Roberto Fernandes
Local: estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Alberto Sardinha Bites (GO)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Helberth Costa Andrade (MG)
Cartões amarelos: Ferreira (N), Radamés (N), Andrade (V), Daniel Paulista (N), Tales (N), Toninho (N)
Cartões vermelhos: Andrade (V) e Onildo (N)
Gols: Leandro Amaral, aos 21min do primeiro tempo; Marcelinho, aos 11min, Marcelinho, aos 31min, Rubens Júnior, aos 41min e Marcelinho, aos 44min do segundo tempo
PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
6min - Conca lança Abuda dentro da área, mas o atacante não consegue o domínio e perde a chance.
14min - Conca levanta a bola na área e Jorge Luiz desvia ela para o gol. Quase o primeiro do Vasco.
21min - GOOOLLL DO VASCO! Leandro Amaral cobra pênalti com força, no alto, e abre o placar em São Januário.
42min - Sidny domina na intermediária e chuta com força. A bola vai no meio do gol e Silvio Luiz segura.
SEGUNDO TEMPO
11min - GOOOLLL DO NÁUTICO! Marcelinho recebe de Geraldo na cara de Silvio Luiz e chuta no alto, empatando o jogo.
29min - GOOOLLL DO VASCO! Leandro Amaral faz bela jogada pela esquerda e chuta. Eduardo defende, mas, no rebote, Marcelinho faz de peixinho.
39min - Marcelinho faz grande jogada no ataque do Náutico e cruza de pé esquerdo. A defesa corta antes que a bola chegue a Júlio César.
44min - GOOOLLL DO VASCO! Leandro Amaral dá lindo lançamento para Marcelinho, que invade a área e chuta no canto direito de Eduardo.