O Vasco se prepara para mais um “jogo dos seis pontos” para se afastar de vez da “zona da confusão.” Na noite deste sábado (16), o Cruz-Maltino recebe o Coritiba, em São Januário às 21h, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
HISTÓRICO DO CONFRONTO
Vasco e Coritiba se enfrentaram 45 vezes em jogos oficiais. Foram 20 vitórias vascaínas, 13 triunfos do Coxa e 12 empates. O Cruz-Maltino marcou 57 gols e sofreu 47. Provavelmente, para os vascaínos, os dois principais jogos entre as equipes foram os confrontos pela final da Copa do Brasil de 2011. Naquela oportunidade, o Vasco venceu em São Januário por 1 a 0 e perdeu no Couto Pereira por 3 a 2. Porém, pelo critério de gols marcados fora de casa, o Gigante da Colina levou o caneco.
VOLTA DE BENÍTEZ A RELAÇÃO
Para o duelo contra o Coxa, Vanderlei Luxemburgo poderá contar com a volta de Benítez, que renovou e permanece no Vasco, a princípio, até junho. Porém, o meia argentino deve começar no banco de reservas. Outro que retorna a equipe é o lateral-direito Léo Matos. Suspenso contra o Botafogo, o jogador deve voltar ao time titular neste sábado.
O provável time do Vasco para o jogo contra o Coxa tem: Fernando Miguel, Léo Matos, Werley, Leandro Castan, Henrique; Bruno Gomes, Léo Gil, Juninho, Pikachu, Talles e Cano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Para Leandro Castan, zagueiro vascaíno, a partida contra a equipe paranaense será complicada. Ele ainda comparou o próximo duelo com o jogo contra o Botafogo:
– Jogo muito perigoso, muito difícil. Acho que será muito parecido com o que encaramos contra o Botafogo. A equipe deles está jogando as últimas fichas e essa reta final de Brasileiro será muito difícil. Vamos entrar muito concentrados para não cair nessas armadilhas.
VASCO TEM 46,7% DE APROVEITAMENTO CONTRA AS EQUIPES DO Z4
Atualmente, o Vasco está em 15º lugar, com 32 pontos conquistados e 38,1% de aproveitamento dos pontos. Mas, quando se trata de equipes do Z4, esse número sobe para 46,7%. Até agora, o Cruz-Maltino fez cinco partidas contra as equipes que estão, atualmente, na zona de rebaixamento. Foram duas vitórias, duas derrotas e um empate. Os dois reveses foram fora de seus domínios, para o Bahia e Coritiba. O empate, jogando em Goiânia, contra o Goiás.
Quando jogou no Rio de Janeiro, o Gigante da Colina venceu os dois jogos, ambos contra o Botafogo. Pela frente, o Vasco enfrenta, além do Coritiba; Goiás e Bahia jogando em São Januário, o que pode fazer com que o aproveitamento contra essas equipes aumente – e consequentemente – livre o Cruz-Maltino na Segunda Divisão.
CONFIRA OS CONFRONTOS
Botafogo 2 x 3 Vasco – 13/09 – Nilton Santos
Coritiba 1 x 0 Vasco – 20/09 – Couto Pereira
Bahia 3 x 0 Vasco – 07/10 – Pituaçu
Goiás 1 x 1 Vasco – 01/11 – Serrinha
Vasco 3 x 0 Botafogo – 10/01 – São Januário
Vasco x Coritiba – 16/01 – São Januário*
Vasco x Bahia – 31/01 – São Januário*
Vasco x Goiás – 24/02 – São Januário*
*jogos que ainda serão realizados