A expectativa dos torcedores vascaínos é grande: relacionado pela primeira vez entre os profissionais, o atacante Renato Kayzer pode enfim fazer sua estreia pelo time principal do Vasco nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), diante do Cruzeiro, no Mineirão. Mas, antes de qualquer realização com a camisa cruz-maltina, o jogador de 19 anos já pode se considerar um vencedor na vida. Antes da rotina de gols (ele conta todos que marca e sonha chegar ao milésimo como Romário) e boas atuações em São Januário, Kayzer viveu um drama na infância.
Quando tinha poucos meses de vida, o hoje atacante do Vasco superou uma parada cardiorrespiratória e a descrença dos médicos - chegou a ficar em coma alguns dias. Venceu não só o problema sem sequelas como se tornou um jogador de destaque nas categorias de base, com passagens por Santos e Desportivo Brasil. Contratado pelo Cruz-Maltino há pouco mais de dois anos, acumula gols e artilharias. Na atual temporada, já marcou 13 vezes pelos juniores - só perde para Evander (19 gols) na categoria.
- Aos dois meses de vida, tive uma parada cardiorrespiratória. Os médicos diziam que não tinha mais solução para mim. Minha mãe colocou nas mãos de Deus e o disse para Ele provar que eu era realmente filho Dele. Para os médicos, eu estava morto já e de repente eu tinha ressuscitado. Impressionante, não é? Vou sempre lembrar disso. Lembrei nos momentos de lesão no Santos, numa lesão grave que tive no Desportivo e quase fiquei paraplégico, quase quebrando minha coluna - recordou Kayzer em entrevista ao GloboEsporte.com há pouco mais de dois anos, logo depois de ser contratado pelo Vasco.
O jovem chegou a São Januário em 2013. Naquele ano, anotou 32 gols como cartão de visitas. Conquistou as artilharias do estadual sub-17 e da Copa Rio da mesma categoria. No ano passado, marcou apenas nove gols. Número justificado por algumas lesões e pela longa novelaenvolvendo sua renovação contratual. O compromisso agora vai até abril de 2017 e o Cruz-Maltino detém 60% de seus direitos econômicos.
O atacante vem treinando com o elenco profissional há algumas semanas. Com a lesão de Leandrão e a suspensão de Riascos, ganhou uma vaga entre os relacionados para a partida contra o Cruzeiro. Deve ficar como opção no banco de reservas. De qualquer forma, o sonho de chegar ao time principal está mais perto do que nunca.
- É um sonho (chegar ao profissional). Desde o nove anos brigando, batalhando para ser um jogador de futebol e se, Deus quiser, atingir meus objetivos - resumiu em entrevista durante o Campeonato Carioca Sub-20 de 2015.
Kayzer com a camisa do Vasco
2013 - 32 gols
2014 - 9 gols
2015 - 13 gols