Clube que combateu o racismo e o primeiro a utilizar negros dentre os grandes do Brasil, o Vasco subiu uma hashtag no início da tarde em apoio ao protesto "Vidas Negras Importam", ato pacífico realizado neste domingo em frente ao Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro.
Em seu perfil oficial no Twitter, utilizando a hashtag #VidasNegrasImportam, o Vasco "retuitou" mensagem postada em 31 de março de 2019. Nesta, havia vídeo com a música "O Bêbado e a Equilibrista", hino contra a ditadura e a repressão escrito pelo vascaíno Aldir Blanc e o seguinte texto:
"Que as lindas linhas do que escreveu o poeta vascaíno Aldir Blanc não sejam mais urgentes, mas só lembranças que nos recordem que a democracia deve ser sempre a nossa verdade e nunca mais uma esperança equilibrista".
O protesto "Vidas Negras Importam" pediu o fim de operações violentas em favelas e traz a foto do menino João Pedro, morto aos 14 anos em casa, no Morro do Salgueiro, em São Gonçalo.
O lema da manifestação no Brasil é o mesmo de uma série de protestos que ocorrem desde o dia 25 de maio nos Estados Unidos, após o negro George Floyd ter sido morto de forma brutal numa abordagem policial que foi filmada.
#VidasNegrasImportam https://t.co/4WtbL1cADZ
— Vasco (de 🏠) (@VascodaGama) May 31, 2020