Dono do melhor ataque e da melhor defesa na Taça Rio do Campeonato Carioca, o Vasco esquece um pouco esta competição nos próximos dias. O pensamento agora está volta para a copa do Brasil, onde na quinta-feira o time enfrente o Bragantino, no interior paulista, na partida de ida da segunda fase. Caso vença por dois ou mais gols de diferença, os cariocas se classificam sem a necessidade do jogo de volta.
Para conseguir um bom resultado em Bragança Paulista, o técnico Alfredo Sampaio contará com o retorno do zagueiro Vílson e do lateral-esquerdo Calisto. Os dois foram poupados no último domingo, quando o Vasco goleou Cardoso Moreira, mas perdeu uma invencibilidade de mais de 300 minutos sem sofrer gols. Com o retorno dos titulares, Eduardo Luiz e Edu voltam a figurar como opções na reserva.
“O Calisto e o Vílson vinham reclamando de dores e, pelo perigo que o jogo com o Cardoso Moreira oferecia, achei que seria uma boa oportunidade para preservá-los”, explicou o comandante cruzmaltino.
Alfredo Sampaio, no entanto, ainda pode fazer uma alteração em seu meio-campo. Como Leandro Bomfim recebeu o terceiro cartão amarelo e não poderá enfrentar o Fluminense no próximo domingo pela Taça Rio, o treinador poderá utilizar o jogo contra o Bragantino para testar o experiente Beto como segundo homem de meio. A decisão deverá ser tomada após o coletivo desta terça-feira. Na quarta, o grupo embarca para Atibaia-SP, onde ficará hospedado para a partida.
De resto, o treinador vascaíno não deverá mexer no quarteto ofensivo que vem escalando, com Alex Teixeira, Morais, Edmundo e Alan Kardec, até porque o time marcou 14 gols nos últimos quatro jogos, mais de três por partida.
“A Copa do Brasil é uma competição que o Vasco nunca ganhou e faz parte dos nossos objetivos. Teremos uma postura ofensiva, como tem sido característica do Vasco. Respeitamos o Bragantino, mas vamos dar tudo de nós lá”, ressaltou Alfredo Sampaio.
A escalação de um time ofensivo abre espaços na defesa vascaína, mas os próprios jogadores preferem exaltar os pontos positivos do esquema adotado por Alfredo Sampaio. “Claro que nosso time fica um pouco mais exposto, mas enquanto o ataque estiver prevalecendo não tem porque mudar”, afirmou o goleiro Tiago.