VIRA VASCO E A OPÇÃO “SOMAMOS”
Manoel Martins Neto
O Vira Vasco nasceu em 8 de janeiro de 2014, fruto da inspiração de seus fundadores José Pinto Monteiro, Joaquim de Sousa Correia e Antonio Carlos Pinto, que comungavam dos mesmos ideais de um Vasco forte e competitivo, à altura de suas tradições.
Igualmente compartilhadores do mesmo imaginário, a partir daí foram incorporando-se outros ilustres vascaínos, que também não se aquietaram com os problemas existentes. Como bem disse Winston Churchill, “o pessimista vê dificuldade em cada oportunidade, o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”. Assim, não obstante os obstáculos, abrir mão da grandiosidade do Vasco nunca foi uma opção.
No Vira Vasco, ser vascaíno vai além da paixão futebolística, é a nossa própria essência nos esportes, é um amor infinito, esta chama que penetra em nosso ego, nosso eu, conferindo-nos coragem, atitude e ousadia para almejarmos o melhor do melhor para o Vasco. Não há plano B, neste intuito, pretensões individuais estão fora de cogitações, há sim muita união no Vira Vasco em favor de um Clube invencível em seus propósitos e desafios. Franklin Delano Roosevelt já dizia: “os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje”.
Imbuídos deste espírito, caminhamos firmes e convictos, com abrangência consensual, na direção do insigne vascaíno Luiz Roberto Leven Siano, advogado de renome, empresário vitorioso por onde passou, que nos brindou com o rico Projeto SOMAMOS, constituído de ideias e princípios em consonância com os ideais do Vira Vasco. Definitivamente, não foi uma escolha gratuita. O SOMAMOS não nasceu do oportunismo político de última hora, pelo contrário, foi desenvolvido e aperfeiçoado ao curso de 2 anos, contando com as importantes participações de renomados profissionais de diferentes áreas, conforme a amplitude de abordagem do Projeto. Tudo isto sob a batuta do líder Leven Siano, portador de invejável “networking, o que lhe facultou na escolha de seus brilhantes colaboradores.
Não menos importante foi a utilização da metodologia adequada para que os principais problemas e suas raias de soluções ficassem bem identificadas.
De novo, o Vira Vasco optou pelo SOMAMOS e seu líder Siano, porque eles representam o que pensamos e queremos de melhor para o Club de Regatas Vasco da Gama.
Leven Siano tem-se revelado um líder democrático e conciliador, um gestor de mão cheia, com uma rara capacidade de ouvir e somar, qualidades indispensáveis hoje aos desafios da virada vascaína. A liberdade faz parte da história de sucessos do Vasco desde a sua fundação. Rui Barbosa, nosso “Águia de Haia”, sentenciou: “A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições “.
Com o SOMAMOS, vai dar Vasco.
Vira Vasco na União Vascaína.
Saudações Vascaínas!
(Manoel Martins Neto, Engenheiro aposentado, reside na cidade mineira de Nova Lima e é membro da Associação Vira Vasco)