Futebol

Vitória do Misto Quente de Bernardo é destaque no site da FIFA

Uma competição sempre começa com tudo em aberto. Com o Brasileirão, que está na sua segunda rodada, não poderia ser diferente. Já em outros países da América do Sul, os títulos vão sendo definidos. No seu resumo semanal da movimentação nos torneios por todo o continente americano, o FIFA.com também dá uma olhada no fim da invencibilidade em casa de algumas equipes dos Estados Unidos.

Argentina: escolha com várias consequências
De olho no jogo de volta das semifinais da Copa Libertadores, o líder Vélez Sarsfield fez uma visita ao Tigre com a equipe reserva, perdeu por 2 a 1 e pode pagar caro pela decisão. Isso porque, se vencer o ameaçado Gimnasia nesta segunda-feira, o Godoy Cruz alcançará o Vélez no topo da tabela. Quem também quer entrar na briga pelo título é o Lanús, que, na outra partida de encerramento da 16ª rodada, recebe um Huracán na zona de rebaixamento. Mas não fica por aí: os revitalizados Boca Juniors e Independiente ganharam mais uma vez, ampliaram para sete e seis jogos respectivamente as suas séries invictas e ficaram a cinco pontos do primeiro colocado, quando ainda faltam três rodadas. Por outro lado, quem não consegue se recuperar é o River Plate, que empatou com o Olimpo fora de casa e continua na zona de repescagem na luta contra o rebaixamento.

Brasil: hora da volta por cima
O Santos foi outro que poupou os titulares devido ao compromisso pela Libertadores diante do Cerro Porteño. A opção acabou custando ao Peixe a sua primeira derrota sob o comando de Muricy Ramalho, que até então havia vencido oito jogos e empatado quatro. Mas o Brasileirão está apenas na sua segunda rodada, e as possibilidades são infinitas, especialmente para um grupo de jovens que quer dar um novo impulso às suas carreiras. É o caso da dupla Lulinha e Jobson, do Bahia. O primeiro foi por muito tempo considerado a grande esperança do Corinthians, mas ainda não conseguiu se firmar no futebol profissional. Já o segundo é visto como um talento freado pela própria personalidade. Ainda assim, no domingo foram os dois que salvaram a equipe baiana no empate em 3 a 3 com o Flamengo.

Outro caso de volta por cima é o do meia Bernardo, ex-promessa das categorias de base do Cruzeiro. Após ser emprestado ao rebaixado Goiás no ano passado, o jovem vem se recuperando no Vasco, aonde também chegou por empréstimo. Na vitória por 3 a 0 sobre o América Mineiro, ele marcou o seu terceiro gol na competição, na qual é o artilheiro. Apesar de ter jogado com os reservas por causa da final da Copa do Brasil contra o Coritiba, a equipe cruz-maltina divide a liderança com Atlético Mineiro.

Estados Unidos: fim das boas fases em casa
O DC United pôs fim à invencibilidade de cinco jogos do Portland Timbers em casa, sequência recorde para uma equipe estreante na competição. Mesmo com uma estranha sucessão de pênaltis para o time local, que repetiu uma cobrança três vezes porque o goleiro Bill Hamid se movimentava antes do chute, o DC fez 3 a 2 e alcançou a quarta colocação da Conferência Leste. Por sua vez, o Portland se manteve em sexto no Oeste. \"Conseguimos o que merecíamos: zero ponto\", reconheceu o técnico do Timbers, John Spencer. Já o Seattle Sounders acabou com a invencibilidade do Real Salt Lake no Estádio Rio Tinto. Com um homem a menos pela expulsão de Jamison Olave, os donos da casa caíram por 2 a 1 e interromperam uma sequência de 29 partidas sem perder no próprio estádio pelo Campeonato Americano. Vale destacar também a goleada do Philadelphia Union por 6 a 2 na sua visita ao Toronto, o que manteve a equipe na liderança no Leste.

E o que mais?
A América do Sul vai pouco a pouco coroando os seus campeões. O Nacional ficou com o título do Torneio Clausura no Uruguai com uma rodada de antecedência ao marcar 3 a 0 no Defensor, campeão do Apertura. No próximo dia 12 de junho, ambas as equipes voltarão a se enfrentar para definir o título uruguaio de 2010-11.

Depois de dois anos de espera, o Bolivar do técnico Guillermo Hoyos conquistou o seu 17º título na Bolívia. Jogando em casa, o novo campeão fez 2 a 1 de virada sobre o La Paz graças aos gols do brasileiro Zé Carlos e do uruguaio William Ferreira. Gary Paz marcou o primeiro do jogo.

Um empate sem gols em casa contra o Zamora no jogo de volta da final foi suficiente para que o Deportivo Táchira se sagrasse campeão na Venezuela pela sétima vez na história. Vencedor do Torneio Clausura, o Táchira havia vencido o adversário, ganhador do Apertura, por 1 a 0 na ida.

Na Colômbia, Millionarios, La Equidad e Deportes Tolima garantiram presença nas semifinais do Torneio Apertura, que espera o seu quarto classificado na terça-feira, após o jogo de volta entre Atlético Nacional e Deportivo Cali.

Já no Chile, o Universidad Católica enfrentará o Unión La Calera nas semifinais após eliminar o Colo Colo. O outro jogo será entre Universidad de Chile e O\"Higgins. As partidas de ida serão disputadas nas próximas quarta e quinta, enquanto a volta acontece no fim de semana.

Fonte: FIFA
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Internacional Internacional 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,98%)
Empates 17 (28,81%)
Derrotas 19 (32,20%)
Total 59
Gols
Marcados 75 (49,67%)
Sofrido 76 (50,33%)
Total 151
Saldo -1
Cartões
Amarelos 148 (91,93%)
Vermelhos 13 (8,07%)
Total 161